Boi a olhar para palácio

Foi assim que posso descrever a minha primeira aula de Holandês com a Volksuniversiteit. Na verdade, não era apenas aqui o boi, moi même, eram 25 bois de quase 25 nacionalidades diferentes que quando desistiam de perceber o palácio, olhavam para os outros membros da manada, para tentar perceber o que estava a acontecer, com um ar muito confuso.

No fundo, isto é o que acontece quando alinhamos num método de aprendizagem da língua, que para ser justo para todas as nacionalidades presentes na sala de aula, se baseia única e exclusivamente em falar do início ao fim da aula em Holandês.

Ora, se eu não tivesse puxado do meu livrinho de Holandês Suave da Assimil durante estes dias, a coisa ainda teria sido ainda mais medonha e catastrófica! Bom resta-me estudar, e rezar, para que na próxima aula perceba mais 2 ou 3 palavras.

 

Paulus_Potter_-_Young_Bull

 

Bom, e já que puxamos da alegoria do boi a olhar para o Palácio, fui buscar uma outra alegoria que envolve este animal, para ilustrar o meu sentimento ontem. Uma das maiores alegorias holandesas da pintura, o Jovem Boi de Paulus Potter!

Vimos este quadro em Den Hague, e é dos quadros mais populares da Holanda. Isso mesmo, um boi a olhar em frente num prado não muito verdejante. E porque é que este quadro é tão famoso? Porque foi a primeira vez, que um animal tão comum, tão absolutamente nada extraordinário, ocupou o lugar central numa magistral tela de mais de 1 metro quadrado. Fora com os grandes motivos religiosos e míticos,  fora com as grandes personalidades históricas, Paulus Porter decidiu ocupar tanta tela só um boi. E isso foi inédito.

Portanto, esta pintura tranquiliza-me. Apesar de saber que me vou sentir um boi a olhar para um palácio, provavelmente em cada aula até Abril,  sei que pelos menos que aqui, teoricamente, posso ocupar o motivo central da tela.

4 comentários

  1. Era mesmo isto que estava a precisar de encontrar!
    Onde aprender holandês e pertinho de casa!
    Muito obrigada!
    (já deu para perceber que não consigo parar de ler o blog, não já?)
    Muitos parabéns pelo blog :DD

    1. Obrigada! :D Tão bom ler comentários destes pela manhã!

      Comecei agora uma forma nova de aprendizagem! Quero escrever sobre o assunto porque estou a gostar muito. Estou num programa de voluntariado em que pessoas mais velhas são voluntários para ensinar estrangeiros a aprender Holandês. As aulas são de 1 para 1, é gratis e ao pé de casa. O link para o programa de Amsterdam é este: http://www.gildeamsterdam.nl/

      Beijinhos

  2. […] terminei o módulo 1 de Holandês da Volksuniversiteit há uns meses atrás, pensei como é que iria fazer para continuar a minha aprendizagem até ao […]

  3. […] caramba, olhando racionalmente para trás, passei de me sentir um boi a olhar para o palácio nas aulas, para alguém que tem algum controlo sobre a sua aprendizagem! Percebi que isto de […]

Deixe um comentário

amsterdive.wordpress.com/

Navigating life in Amsterdam & beyond

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

Love to ride my bicycle

Bicycles from The Netherlands