Feliz Dia de São Martinho (na Holanda!)

Utrecht tem como Santo Padroeiro São Martinho desde os tempos em que a cidade era católica. Não deixa de ser estranho que a celebração do 11 de Novembro, ainda aconteça nos dias de hoje na cidade, uma vez que a população é agora maioritariamente protestante.

Este sábado aconteceu a parada de São Martinho (assisti  à parada do ano passado), no Domingo um pequeno mercado, e hoje serão as grandes festividades, com vários concertos na Igreja do Dom.

São Martinho e o seu cavalo 2013

São Martinho e o seu cavalo 2013

O mercado de São Martinho no Centro de Utrecht

O mercado de São Martinho no Centro de Utrecht

Existe também uma Igreja dedicada a São Martinho perto da minha casa, que tem uma grande estátua do Santo mesmo à entrada, e que está decorada com uma grande lanterna.

IMG_5576

Na verdade, a forma de celebrar na Holanda o 11 de Novembro é sempre com muita luz e lanternas.

Nunca assisti, mas é comum as crianças saírem à rua com lanternas feitas por elas próprias e saquinhos, e pedirem doces ao início da noite de casa em casa. Um género de pão por deus nocturno acompanhado de canções, talvez como as Portuguesas Janeiras, a que gostava muito de assistir hoje.

Vou ter alguns doces preparados, nunca se sabe se não terei visitas hoje! Acho que seria a celebração mais que perfeita, em falta das nossas castanhas e água pé :)

Feliz Dia de São Martinho!!!

3 comentários

  1. tão bom poder recordar o que de cá levamos com o que aí encontramos. feliz dia. por aqui chove , está cinzento e faz frio. :-) mas temos castanhas quentinhas. :-)

    1. Castanhas, que consolo! :)

  2. Que giro! Quase trocava as castanhas por luz e lanternas. Este ano não tive uma coisa nem outra apesar de ter sido o dia do meu aniversário. Compensei com bolo :) Beijinho

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

