Gosto muito de tudo o que envolve questões de como gerir a mudança eficazmente. A realidade é que somos aversos à mudança, não gostamos de mudar assim tanto, apesar de às vezes ser politicamente correcto dizer que se adora mudar e que mal se pode esperar por novos desafios. Gostamos de ficar nas nossas zonas de conforto, e quem se atreva a vir dizer que temos que fazer as coisas de forma diferente corre o risco de nos ter à perna como seus inimigos mortais. É a realidade humana, e verifica-se mais ou menos, consoante a cultura em que as pessoas estão inseridas é estimulante e inovadora ou não.
Sempre trabalhei um pouco sobre este tema, e sinceramente, é algo que gostaria de estudar mais profundamente, uma vez que gerir a mudança é um trabalho que começa muito antes da própria mudança sequer acontecer, e qualquer erro no caminho até à situação final pretendida pode ser fatal para quem quer que a mudança seja bem aceite.
Geralmente, basta uma gaffe pequena para todo o esforço ir ao ar. A regra geral para o sucesso é: envolvimento, envolvimento, comunicação e mais envolvimento! Mas fazer isto nem sempre é fácil.
Bom isto tudo para dizer que no início do mês, deparei-me como um excelente exemplo de como gerir a mudança. A empresa de gestão da infraestrutura ferroviária – a ProRail, está a construir uma nova estação aqui perto, e infelizmente vamos ter as 3 principais passagens para o centro da cidade fechadas em períodos distintos de tempo.
É uma situação chata sim senhor, mas a ProRail enviou uma brochura com 3 meses de antecedência do que vai acontecer, a todos os moradores a explicar com detalhe o que vai estar fechado, quando e durante quanto tempo e rotas alternativas. Isto com um excelente design, boas mapas, bons diagramas e letras grandes! E sabemos a diferença que um bom design faz!
Vai ser chato sim senhor, mas sinto confiança e mais segurança em relação ao que vai acontecer, porque me posso preparar, e por isso, decidi que este seria um bom exemplo para partilhar e para me lembrar para como referência para o futuro.