Apesar de fazer algum frio, nesta quinta-feira estava sol e apetecia dar uma volta ao ar livre. Numa demanda tipo “fazer algo perto, sem gastar muito dinheiro e descobrir algo de novo“ encaminhámo-nos para Edam, primeiro de comboio até Amsterdam Central e depois de autocarro.
Apesar de ter estado há uns meses em Monnickendam, e de ter gostado imenso da experiência, nunca voltámos para explorar a região. Edam é uma vila pequenina que fica muito perto de Monnickendam e que, tal como Gouda, ficou famosa pelo queijo!
Com uma uma arquitectura típica holandesa – as casas rodeiam dois canais principais, há uma pequena praça principal, e um mercado do queijo – Edam tem tudo para ser um destino pituresco e bucólico, perfeito para um programa de Domingo à tarde, para quem quer relaxar do rebuliço da grande cidade….Mas tudo isto tem que acontecer….na Primavera adentro ou no Verão! Sim, porque apesar de estar bom tempo encontrámos quase tudo fechado em Edam, incluindo museus, igrejas e algumas das lojas de queijo que dão fama ao sítio!
Encontrámos apenas uma loja de queijo aberta, em que nos explicaram que o queijo Edam que conhecemos como estrangeiros, não se vende realmente na Holanda, porque é na verdade um produto de exportação.
Ora, para não dizermos que fomos a Edam e que não trouxemos nada na bagagem, comprámos um queijinho feito na região, mas que não é exactamente o queijo popular conhecido por todos.
Resumindo: um queijo, muito sol apanhado na cara, uma boa hora de esplanada, uma bela caminhada, mas porque estava tudo fechado, quase nenhuma história para contar sobre a cidade…nem sempre dá para trazer histórias na bagagem!
No entanto não deixo de recomendar um passeio por lá, mas apenas a partir das próximas semanas!
Que cidade mais fofa <3 Bem colorida e alegre.