Na Holanda cada vez mais pessoas não tem religião. As instituições religiosas têm também poucos recursos para manter todos os espaços em bom funcionamento. Resultado? Cada vez mais Igrejas estão a ser dessacralizadas e transformadas para outras funções. Restaurantes, bares, livrarias e salas de concertos substituem espaços de culto do passado.
Fico sempre admirada e fascinada com estas Igrejas transformadas que vou encontrando. Honestamente, esta transformação pode chocar pessoas mais religiosas, afinal, beber uma cerveja num antigo local de culto, como é o caso do restaurante Olivier em Utrecht, que tem ainda a imagem de Nossa Senhora na parede, pode trazer sentimentos de culpa e consternação!
Mas pessoalmente, sempre que conheço mais um destes locais, fico sempre positivamente impressionada: a beleza da arquitectura supera qualquer sentimento de estranheza. O ambiente continua a transmitir algo maior que nós, mas com menos austeridade e mais descontracção.
Para ilustrar esta tendência holandesa, aqui ficam três espaços que já conheci:
Restaurante Olivier em Utrecht
Mesmo perto da estação de Utrecht, a fachada do Olivier não denuncia o que lá se passa dentro. Uma fachada banal escondia uma magnífica Igreja, talvez para evitar perseguição religiosa aos católicos que a frequentavam no passado. Só quando passamos o pequeno hall de entrada que separa este restaurante Belga da rua, é que vemos como é magnífico o espaço lá dentro. Ainda com um órgão no patamar de cima e estátuas de Nossa Senhora e de Santos onde costumava ser o altar, o culto dos dias de hoje não é religioso, mas sim o culto à cerveja! São projectadas numa das paredes todas as cervejas disponíveis no menu do restaurante. Entre cervejas belgas a holandesas, a escolha é muita, e o restaurante é sempre um dos mais concorridos de Utrecht.
Cervejaria Jopen em Haarlem
Em Haarlem, a cervejaria Joper também ocupa o espaço de uma antiga Igreja. E com os antigos vitrais sob pano de fundo, podemos encontrar enormes barris onde é produzida cerveja local, fresca e acabada de sair do barril. Só a arquitectura evoca que este espaço foi uma antiga Igreja, uma vez que mais nada evoca religião. É um dos marcos de Haarlem, onde também são servidas refeições onde um dos ingredientes principais é a cerveja!
Restaurante Bazaar em Amsterdam
E não só de Igrejas, vive este movimento de dessacralização na Holanda. Também sinagogas já foram transformadas em novos espaços, como é o caso do Restaurante Bazaar na área do Pijp em Amsterdam. O restaurante tem uma óptima relação qualidade preço, comida deliciosa e um ambiente único. Dividido em dois andares e pintado de azul vivo, somos transportados para um bazaar em Marrocos.
O que acham disto? Boa reutilização dos espaços ou uma realidade chocante? O facto inegável: estes espaços são hoje totalmente comuns na Holanda.
Ah tens que postar também sobre os gatos nos bares e cafés de utrecht! ahah até já vi um livro uma vez com fotos e pequenos textos sobre os gatos dos bares todos daqui lol!
E esse Bazaar parece muito fixe! Quero ir la :D
Mudam-se os tempos…mudam-se as vontades. O tempo é de facto o grande vencedor!!!
A mim parece-me uma reutilização inteligente.
E antes que me atirem pedras deixem-me dizer que sou católica, mas acho bastante inteligente dar uma boa utilização a espaços que perderam a sua razão de ser ao invés de os deixar desmoronar.
Agora sim esses espaços têm uma utilização verdadeiramente útil!
Excelente, porque deixar as igrejas ao abandono se se pode fazer algo útil.
Completamente a favor!
Obrigada pela partilha :D
Tenho quase a certeza que já estive em um destes locais mágicos quando estive em Amesterdão!
[…] herdeira de um grande passivo, mas também de algumas das localizações mais bonitas da Holanda. Seguindo a tendência Holandesa, de transformar antigas Igrejas em novos espaços, sejam eles bares, r… ou livarias, a Selexyz apostou em lugares premium em cada uma das principais cidades […]