“Como vamos ver, detalhes pequenos e aparentemente insignificantes podem ter um enorme impacto no comportamento das pessoas. Uma boa regra é assumir que tudo importa. Em muitos casos, o poder destes pequenos detalhes vem de focar a atenção dos utilizadores numa direcção particular. Um exemplo fantástico deste princípio vem, de todos os sítios possíveis, das casas de banho dos homens no Aeroporto de Schiphol em Amsterdam.
As autoridades colocaram a imagem de uma mosca preta em cada urinol. Aparentemente, os homens não dão atenção para onde acertar, criando muitas vezes uma grande confusão nas casas de banho. Mas se virem um alvo, a sua atenção e pontaria aumenta muitíssimo. De acordo com o homem que teve esta ideia, faz maravilhas. Aad Kieboom, um economista, dirige a expansão do aeroporto de Schiphol. A sua equipa fez testes piloto que concluíram que os desenhos de moscas colados nos urinóis reduzem derrames indesejados por 80%”
Retirado do livro: Nudge
A mesma versão da história, explicada muito bem por um jornalista holandês, diz que, e apesar de não terem sido feitos estudos científicos sobre a pontaria e derrames pós-mosca, se estima que os custos de limpeza das casas de banho tenham diminuído 8%.
Sendo que a minha parte favorita desta reportagem é dita na primeira pessoa por Aad Kieboom, o homem que implementou a ideia, e reza assim:
“Trabalhei 31 anos no Aeroporto de Schiphol, primeiro no departamento de operações, depois a cargo de grandes projectos como a construção do Terminal 3, uma nova estação de comboios incorporada no edifício e renovação do Terminal 1 e 2 (…). Estive envolvido em projectos internacionais como o Terminal 4 do aeroporto JFK em New York. Mas de todas estas coisas, como é que eu vou ser lembrado na internet? Pela mosca nos urinóis!”
Mas Add Kieboom, termina esta entrevista a dizer, que a sua interpretação favorita da ideia da sua equipa, de colocar uma imagem nos urinóis para melhorar a pontaria, foi feita na Islândia em 2008, logo após a crise financeira. Em vez de moscas, os alvos foram os banqueiros do país.
Caso para dizer: na mouche!
Matem a mosca!!!!!! :P
:))))
Esta ideia é surreal…mas boa!
[…] Os primeiros dias são sempre os de choque. A primeira ida ao centro comercial Biala, as casas de banho presenteiam-nos com o que sempre quis ver. Enquanto os homens se aliviam, podem finalmente tentar acertar com a bola na baliza. Existem outros estilos noutras áreas da Europa, como podem ver aqui. […]