O pequeno e desconhecido museu da cidade de ’S Hertogenbosch – o Noordbrabantsemuseum, está neste momento a acolher a mais mediática exposição do ano da Holanda.
Num género de “grande retorno a casa“, a obra do pintor Hieronymus Bosch, que está espalhada pelos maiores museus do mundo, vai estar reunida na sua cidade Natal até meados de Maio.
Bosch é um pintor sui generis. Não se enquadra propriamente num género ou estilo de pintura, e pintou as coisas mais estranhas que vos possam passar pela cabeça.
Quem já teve oportunidade de visitar o Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa e viu o tríptico das “As tentações de Santo Antão“ sabe um bocadinho o quão estranho e fascinante Bosch pode ser. Não sei ao certo se “As tentações de Santo Antão“ de Lisboa vão estar em Den Bosch, mas grande parte do acervo que está no Prado vai estar ali patente, fazendo deste encontro um momento especial para a cidade.
Normalmente escreveria este post depois de ter ido à exposição e daria a minha opinião se tinha valido a pena, mas ao comprar bilhetes para daqui a uns dias reparei que está altamente concorrida! Para a visitar tem que se reservar a entrada para um dia e para uma hora específica, e neste momento praticamente todos os dias estão esgotados, excepto a horas mais estranhas. Então, se tiverem curiosidade, mais vale espreitar antes que esgote por completo!
Alguém desse lado já foi?
Deste lado, depois conto com mais pormenor como foi!