Conhecem estes vegetais? A minha lista de Inverno!

No passado falei aqui no blog de alguns vegetais que só conheci desde que vim para a Holanda, como por exemplo as pastinacas (ou cherovia), o knolselderij, as cenouras roxas, ou o pattisson.

A lista de vegetais desconhecidos e surpreendentes tem-se felizmente adensado desde o últimos meses e decidi fazer um post resumo com as melhores surpresas deste Inverno, que terminou oficialmente ontem!

Perdoem-me a limitada capacidade para descrever sabores e dar ideas de receitas, mas não sou propriamente uma mestre gourmandise. E agradeço desde já que me dêm mais ideias do que fazer com estas belezas vegetais!

1. Schorseneren, são também conhecidos como “os espargos do Inverno“, porque a consistência e sabor depois de cozidos e descascados, é muito parecida com a dos espargos verdadeiros, que aparecem agora na Primavera. Aprendi a cozinhá-los com casca e com um bocado de sumo de limão. Só depois é que os descasquei, ao contrário do que a imagem em baixo sugere. As duas formas devem ser possíveis.

schorseneren-500g-bio1

 

2. Aardperen. As batatas na Holanda chamam-se “Maçãs da Terra“ – Aard (terra) + appelen (maçãs). Na mesma ordem de ideias, esta raiz chama-se “Perâs da Terra“ (peren) e honestamente não sei o seu nome em Português. Têm um sabor muito interessante, e depois de descadadas pode ser um substituto da batata para fritar, cozer ou esmagar em puré! Gosto muito da versão frita.

De-aardpeer

3. Zwarte Rammenas, rabanete preto – vai muito bem com as coisas que normalmente acompanham o seu primo “rabanete“, mas acho que tem um sabor um pouco mais intenso.

Rammenas-Ronde-Zwarte-Winter-1

 

4. Rettich ou Witte Rammenas, um “tronco“ branco que dizem que é das família das cenouras! Honestamente deu-me para usar em saladas durante 2 semanas até conseguir acabar este exemplar por inteiro.


5. Koolrap, outro amigo vegetal que não faço ideia do nome em Português. Os próprios Holandeses, à semelhança do número 1 da lista, chamam-lhe um vegetal “esquecido“. Tenho usado o Koolrap para fazer puré, como substituto da batata, e desconheço-lhe outras utilizações culinárias até agora.

index

Estes vegetais podem encontrar-se em várias lojas e mercados, que valorizam a venda de produtos regionais e sazonais, mas na verdade apenas reparei neles nas lojas, depois de me terem vindo parar na cozinha pela primeira vez!

E vocês conhecem e usam alguns destes vegetais?

Fotos: todas retiradas da internet (excepto o vegetal 4, que não me consegui a conter a tirar uma foto, dado o tamanho gigante deste invasor da minha cozinha!)

4 comentários

  1. Nunca tinha visto nenhum deles. Realmente a cozinha é um mundo (especialmente para mim, que não sou muito dada à cozinha).

    1. Eu tambem nao a pessoa mais prendada na cozinha, mas adoro ir experimentando coisas novas!

  2. Helena Ribeiro · · Responder

    Ola :)

    O Koolraap é o nabo e o nome português (ou deverei dizer português do brasil) da aardperen é alcachofra-girassol, tupinambo ou girassol-batateiro.

    1. Fantastico Helena! Nao sabia os nomes em PT (seja do Brazil ou de Portugal! ahaha) muito obrigada!

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

