No passado falei aqui no blog de alguns vegetais que só conheci desde que vim para a Holanda, como por exemplo as pastinacas (ou cherovia), o knolselderij, as cenouras roxas, ou o pattisson.
A lista de vegetais desconhecidos e surpreendentes tem-se felizmente adensado desde o últimos meses e decidi fazer um post resumo com as melhores surpresas deste Inverno, que terminou oficialmente ontem!
Perdoem-me a limitada capacidade para descrever sabores e dar ideas de receitas, mas não sou propriamente uma mestre gourmandise. E agradeço desde já que me dêm mais ideias do que fazer com estas belezas vegetais!
1. Schorseneren, são também conhecidos como “os espargos do Inverno“, porque a consistência e sabor depois de cozidos e descascados, é muito parecida com a dos espargos verdadeiros, que aparecem agora na Primavera. Aprendi a cozinhá-los com casca e com um bocado de sumo de limão. Só depois é que os descasquei, ao contrário do que a imagem em baixo sugere. As duas formas devem ser possíveis.
2. Aardperen. As batatas na Holanda chamam-se “Maçãs da Terra“ – Aard (terra) + appelen (maçãs). Na mesma ordem de ideias, esta raiz chama-se “Perâs da Terra“ (peren) e honestamente não sei o seu nome em Português. Têm um sabor muito interessante, e depois de descadadas pode ser um substituto da batata para fritar, cozer ou esmagar em puré! Gosto muito da versão frita.
3. Zwarte Rammenas, rabanete preto – vai muito bem com as coisas que normalmente acompanham o seu primo “rabanete“, mas acho que tem um sabor um pouco mais intenso.
4. Rettich ou Witte Rammenas, um “tronco“ branco que dizem que é das família das cenouras! Honestamente deu-me para usar em saladas durante 2 semanas até conseguir acabar este exemplar por inteiro.
5. Koolrap, outro amigo vegetal que não faço ideia do nome em Português. Os próprios Holandeses, à semelhança do número 1 da lista, chamam-lhe um vegetal “esquecido“. Tenho usado o Koolrap para fazer puré, como substituto da batata, e desconheço-lhe outras utilizações culinárias até agora.
Estes vegetais podem encontrar-se em várias lojas e mercados, que valorizam a venda de produtos regionais e sazonais, mas na verdade apenas reparei neles nas lojas, depois de me terem vindo parar na cozinha pela primeira vez!
E vocês conhecem e usam alguns destes vegetais?
Fotos: todas retiradas da internet (excepto o vegetal 4, que não me consegui a conter a tirar uma foto, dado o tamanho gigante deste invasor da minha cozinha!)
Nunca tinha visto nenhum deles. Realmente a cozinha é um mundo (especialmente para mim, que não sou muito dada à cozinha).
Eu tambem nao a pessoa mais prendada na cozinha, mas adoro ir experimentando coisas novas!
Ola :)
O Koolraap é o nabo e o nome português (ou deverei dizer português do brasil) da aardperen é alcachofra-girassol, tupinambo ou girassol-batateiro.
Fantastico Helena! Nao sabia os nomes em PT (seja do Brazil ou de Portugal! ahaha) muito obrigada!