Open Monumenten Dag de Utrecht

Uma boa forma de conhecer cidades na Holanda é aproveitar algumas iniciativas em que  edifícios privados e públicos se abrem ao público gratuitamente. Tenho tido oportunidade de ir espreitando alguns destes dias abertos e tenho ficado sempre surpreendida com o que descubro e aprendo.

E o mais assustador é que praticamente só fui ainda a eventos semelhantes em Utrecht, com uma honrosa excepção em Amsterdam no dia aberto dos Jardins.  Imagino quando me aventurar mais por Amsterdam, Den Haag e por aí fora…

DSC_0458
Ora este fim-de-semana deambulámos pelo dia aberto dos Monumentos em Utrecht, que na verdade é uma iniciativa nacional, que acontece todos os anos e que visa promover o património cultural, histórico e arquitectónico da Holanda. No centro de Utrecht estavam abertos para visita, nada mais, nada menos do que 62 edíficios!

DSC_0452DSC_0449Começámos o nosso percurso por edíficos antigos da Universidade de Utrecht, que tinham interiores absolutamente lindos. Deve dar gosto estudar ou tratar de papelada em edíficios assim!

Passámos por casas privadas que albergaram edíficios importantes na cidade: desde o primeiro talho da cidade, a casas de advogados e notários, pintores famosos, e por aí a fora…

DSC_0523DSC_0522

Mas entre vários momentos altos, dos 15 edíficios que visitámos, aquele que mais nos impressionou foi o St. Eloyen Gasthuis, localizado muito perto do Mariaplaats. O edifício existe desde 1440 e a sua primeira função foi a de hospedaria (dizem uma das mais antigas da cidade), depois passou a associação de fabricantes de armas (!) e desde 1730, até aos dias de hoje é um “gentleman’s club“, dedicado à prática desportiva, de um estranho desporto chamado “Kolfspel“.

DSC_0485

DSC_0482O Kolfspel é um género de cruzamento entre o golfe e a petanca (parece-me!),  com a grande diferença que pode ser praticado dentro de casa.

Os membros do clube estavam todos muito elegantemente vestidos a receber os visitantes, que eram quase o único elemento moderno naquele sítio, todo o cenário e envolvente transportava-nos para uma série histórica, tipo Downton Abbey. Foi sem dúvida a maior surpresa do dia: um gentleman’s club do século XVIII ainda em funcionamento, escondido bem à vista de todos na Utrecht do século XXI.

2 comentários

  1. Quando penso nas coisas que ainda não visitei na Bélgica/Holanda dá-me um chilique! tenho de mudar isso! :)

  2. Tbm aproveito para fazer o mesmo, quando posso! Na suécia é mais complicado, especialmente no Norte, pois muita coisa (museus e sítios com interesse) só abre na época alta, o que cá se considera só 5 semanas, apesar de o veräo se estender ao longo de 3 meses…

    PS – finalmente sei o que é uma verdadeira stroopwafel! O meu namorado trouxe-me umas embalagens dessas bolachas deliciosas, e estou apaixonada! E em Portugal, ainda têm a lata de chamar belgas àquela imitacäo barata…

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

