Regresso às Aulas

Fui convidada para um boteco de conversas virtuais com mais 4 blogs, com quem já vou conversando há algum tempo. Todos os meses os blogs Life’s Textures, Contador D’Histórias, By Catarina.com, a Limonada da Vida e aqui o Espresso and Stroopwafel, vão cada à sua maneira, reflectir sobre um tema comum e partilhá-lo nos seus blogs. Podem ler mais sobre a ideia por detrás do Boteco aqui.

Boteco

O tema escolhido para iniciar o Boteco foi o Regresso às Aulas e apesar de não sentir aquela angústia / ansiedade de voltar à escola exactamente há 8 anos, o tema pareceu-me adequado à minha realidade actual.

Estive 3 semanas em Portugal de férias e ao regressar à Holanda, experienciei o mesmo sentimento de um “regresso às aulas“: por um lado triste pelo fim do Verão e das férias, por outro lado contente e ansiosa com o que viria aí. Estar a viver fora de Portugal, continua a ser uma aprendizagem pessoal muito grande para mim. Apesar de me sentir mais confortável passados estes quase 3 anos de aventuras holandesas, todos os dias existem momentos de aprendizagem, mas também momentos em que somos testados (e examinados) na nossa capacidade de adaptação. É a chamada escola da vida, sem grandes manuais escritos ou programas lectivos.

Depois, voltei com a agenda cheia de projectos, sendo um deles começar a preparar-me para o exame oficial de Holandês como segunda língua: o NT2! Já na próxima semana , recomeçarei a estudar Holandês, com o objectivo de tentar ter a certificação oficial do estado Holandês.

Isso sim, será para mim um regresso às aulas no sentido literal do termo. Seremos um grupo de 5 ou 6 colegas de vários países a prepararmo-nos em conjunto para este exame. Durante os próximos dias terei que aprofundar mais sobre este exame e definir um método de estudo. (Dicas sobre o exame são muito bem-vindas!)

E nos entretantos, vou recorrer a um método meu antigo para me motivar a pegar nos livros com mais gosto: comprar um caderno bonito para me dar muita vontade de começar a escrever. Aparentemente, ano após ano, aquelas publicidades irritantes do regressos às aulas, lá surtiram o efeito desejado. Nada como material escolar novo, para dar aquele empurrão…

E desse lado, quem regressa às aulas (seja elas quais forem!)? Ou quem acompanha regressos?

15 comentários

  1. Hallo,

    Ik begrijp dat je ook Nederlands leest. Misschien is het interessant om eens te lezen over onze ervaringen als Nederlanders in Portugal. Kijk dan eens op mijn blog:
    mariannebeerten.wordpress.com. Ik schrijf momenteel maar zo af en toe, niettemin zijn er nog dagelijks mensen die het lezen.
    Marianne Beerten, Coruche

    1. Oh wat leuk Marianne! Ik ga natuurlijk je blog lezen. Het is een goed oefening voor mij. Ik weet dat sommige Nederlanders Espresso en Stroopwafel lezen om Portugees te leren want ik schrijf over dingen die gemakkelijke zijn te begrijpen. Ik ga hetzelfe doen met je blog! ;)

  2. Muito bom, a “Escola da vida” :) Boa sorte com o estudo de holandês, uma coisa que me ajudou ai na altura foi formar um “study group” semanal com outros dois amigos, fazíamos exercícios e praticávamos juntos.

  3. Uma experiência enriquecedora. Força nessa luta e boa sorte para os exames.

  4. Boa sorte para o estudo do holandês. ;)

  5. Ah, bem me lembro das minhas aulas de Holandês! Agora, também vou voltar às aulas, mas para o segundo ano de Italiano! Boa sorte para o exame, tenho a certeza que vai correr muito bem! :)

    1. Obrigada! :) Vamos ver como corre.

  6. bem, acho que tambem irei voltar as aulas , vou comecar a viver na holanda e terei que ir aprender a lingua, alguma sugestao de escola ou local para a prender. Sei que na bilbioteca tem informacoes e ate fazem pequenos grupos para a prender a lingua, vou viver para utrecht.
    gosto muito deste blog =)
    boa sorte com o exame

    1. Obrigada João! Boa sorte com a mudança. Eu fiz o curso sempre na VolksUniversiteit de Utrecht e gostei muito!

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

