E dizia a publicidade sobre dia de jardins abertos em Amsterdam:
Durante o terceiro fim de semana de Junho, mais de 25 proprietários abrem o seu jardim ao público na cidade de Amsterdam. Quando os jardins foram projetados no século XVII, o principal objectivo de um jardim consistia na sua utilidade. Nos mais antigos planos da cidade de Amsterdam, eram visíveis sobretudo pomares e hortas.
Quando os habitantes de Amsterdam ficaram mais e mais ricos os jardins ornamentais tornaram-se um símbolo de status.
No entanto, nos dias que correm a tendência é um retorno ao jardim utilitário. Parece ser uma tendência para cultivar legumes, ervas aromáticas e vegetais novamente.
Este ano Open Garden Dias deu atenção especial a esta tendência.
E foi isto que eu vi! Percebe-se pelas fotos que adorei?
Quando era criança, sempre que me pediam para fazer um desenho à minha escolha, desenhava jardins. Estranhamente nunca me deu para querer ser arquitecta paisagísta ou alguma profissão semelhante, mas a verdade é que com o passar dos anos, me apetece cada vez mais estar rodeada de verde. Infelizmente sou preguiçosa o suficiente para não levar os meus projects hortículas de varanda com o fulgor desejado. Mas tudo a seu tempo, não é verdade?
O dia dos jardins de Amsterdam foi sublime. Para ajudar esteve bom tempo. Mais de 25 jardins abertos ao público, que se escondem por detrás das altas casas de canais da cidade. Um género de oásis secreto no meio da cidade, que só alguns afortunados têm o prazer de usufruir durante o resto do ano.
Acho que nem 1/3 dos jardins vi, mas fiquei rendida às pequenas passagens entre jardins, às flores aparentemente selvagens e às árvores centenárias.
Só fomos no Sábado, apesar do bilhete ser válido por 3 dias. Com o bilhete deram-nos um género de guia/ passaporte que era carimbado sempre que visitávamos um dos jardins. Muitas pessoas optaram por alugar uma bicicleta e fazer o percurso entre casas de bicicleta para aproveitar e ver o máximo de jardins.
Sem dúvida a repetir para o ano ou quem sabe participar na edição de Utrecht, que vai acontecer já no próximo dia 28 de Junho.
[…] é que praticamente só fui ainda a eventos semelhantes em Utrecht, com uma honrosa excepção em Amsterdam no dia aberto dos Jardins. Imagino quando me aventurar mais por Amsterdam, Den Haag e por aí […]