Mobach e flores: o apelo irresistível que esvazia carteiras

Ontem de manhã fui convidada para ir ao dia aberto da fábrica de Cerâmica Mobach aqui em Utrecht. É um dia muito esperado por todos os amantes (especialmente pelas amantes) de flores e jardins.

Isto porque a Mobach uma vez por ano junta forças com um florista de renome e apresenta gratuitamente o que há de mais criativo e belo a nível de arranjos florais.
20131103-172226.jpg

20131103-172352.jpg

A Mobach é uma empresa totalmente familiar que desde 1895 apresenta cerâmica de design moderno. Os lotes de cada um das colecções são pequenos e cada peça é única e feita à mão. A Mobach é conhecida sobretudo pelo tratamento de esmalte que dão às peças e pelo tamanho, às vezes gigantesco, de algumas das suas criações.

20131103-172305.jpg

20131103-172255.jpg

Entre suspiros e exclamações apaixonadas, as várias pessoas que iam chegando ao dia aberto, não perderam uma única oportunidade de fotografar o que tinha sido preparado para elas este ano. Senhoras de meia idade que se juntavam em grupo e discutiam os detalhes de construção dos arranjos e que entre elas não se cansavam de dizer o quão maravilhoso, o quão fantástico, o quão criativo, o quão extraordinário e bonito eram aquelas criações.

20131103-172432.jpg

20131103-172235.jpg

Descobri então que Mobach é um autêntico quebra corações da Cerâmica Nacional. Talvez mais que a DelftBlauw? E se assim for, dou-lhes toda a razão! Apesar de não conseguir sentir o mesmo arrebatamento pelo que vi, do quem me convidou para ir ao dia aberto, posso dizer, que sem dúvida se trata de algo incrivelmente belo. As flores e os vasos individualmente já são bonitos, mas combinados desta forma são algo de extraordinário. Posso dizer que fiquei fã desta marca e que de forma entusiasta também me demorei a ver e a fotografar cada um dos arranjos.

20131103-172326.jpg

Depois da zona de exposição das flores pude ver a loja, com as peças actualmente disponíveis, a área da fábrica e um pequeno museu que foi montado para mostrar o trabalho das 5 gerações da família Mobach.

20131103-172414.jpg

Foi interessante ver o processo de fabrico, que é praticamente todo feito à mão a partir de bobinas de barro ou placas, mas mais interessante ainda foi assistir à continuação do arrebatamento emocional na loja. Várias das mesmas senhoras, perdidas de amor por algumas das peças, faziam contas à vida e a pensavam se deveriam ou não arriscar a trazer mais um Mobach para a sua colecção. Via-se a tentação nos olhos, apesar do comedimento financeiro dos Holandeses. As peças são sem dúvida caras mas não são inacessíveis. É possível trazer uma jarra pequena por 14 euros, mas as peças grandes são outro campeonato.

20131103-173332.jpg

20131103-173402.jpg

De empresa que desconhecia total e completamente, passei a fã. Não me importaria nada de voltar ao dia aberto do próximo ano e quem sabe coleccionar uma coisinha ou duas!

Anúncios

5 comentários

  1. Muito giro!!!

    Ricardo:
    ww.loveadventurehappiness.blogspot.pt

  2. Muito giro!
    Não conhecia e adorei! Muito mais do DelftBlaw!
    Muito bonitas as tuas fotos!

  3. Obrigada! Honestamente é facil tirar fotos bonitas a coisas bonitas :D

  4. […] convidada para ir ver um dos maiores expoentes da arte floral de Utrecht. Quando fiz anos recebi um pequeno mas belíssimo arranjo, feito pela minha voluntária de […]

  5. […] Podia copiar exactamente o mesmo texto que escrevi aqui no blog no ano passado: os dias abertos da Fábrica de Cerâmica Mobach em Utrecht deste ano, causaram a mesma experiência e arrebatamento nos visitantes da edição anterior. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: