Aprender a andar de bicicleta com Sunshine

Notícias de última hora: Portuguesa nos 20 e muitos anos aprende a andar de bicicleta este fim-de-semana na Holanda. Percorreu uns 5 km até um castelo no meio de um bosque Holandês, quando se apercebeu que realmente estava a deslizar com o cabelo ao vento e já sabia andar de bicicleta. E só ia provocando 1 acidente!

Para quem não tem tempo para ler mais, este é o headline mais importante do meu fim-de-semana passado. Foi o fim oficial de uma grande falha na minha educação até então, que era não saber andar de bicicleta. Nunca fiz a transição das rodinhas. Era uma falha grande que me começou a martelar o espírito quando decidi vir viver para a Holanda. Afinal, nunca tinha visto tantas bicicletas juntas por metro quadrado como aqui. E é mesmo um meio de transporte muito útil, especialmente quando não há altos e baixos, e tudo é plano. Poupa-se em autocarros e em solas de sapato, é amigo do ambiente, e aqui é cool que se farta, até as velhotas deslizam com uma elegância de fazer inveja.

Também há a questão da hierarquia. Em primeiro lugar da cadeia alimentar dos meios de deslocação está sem dúvida a bicicleta, depois os transportes públicos, depois os automobilistas e depois os peões. A bicicleta domina a cena das prioridades, e se eventualmente, algum condutor tem o azar de dar um toque a um ciclista, o automobilista está feito ao bife.

Dito isto, precisava de uma bicicleta, e arranjei uma belezura de meio de transporte:

IMG_0419[1]

Chama-se Sunshine porque tem um autocolante com flores e o mesmo nome, é em segunda mão (talvez terceira ou quarta), toda verdinha, é baixinha e chego com os pés ao chão, tem um travão à frente, mas trava também com as rodas. Estava guardada até o dia de ontem, porque aprender a andar de bicicleta com neve e gelo é parvo e potencialmente perigoso não só para mim mas para uma quantidade de outros seres humanos que se deslocam aqui de bicicleta, especialmente aqueles que transportam bebés amorosos de 6 meses ou menos, e que não têm culpa das minhas lacunas educacionais.

Ontem, lá apareceu um sol radiante e decidimos dar uma volta na rua, só mesmo para treinar. Mais ou menos passado uma meia hora, demos por nós em frente a estas indicações:

IMG_0442[1]

Tínhamos ido um bocadinho mais além do que a nossa rua! E obviamente que não era possível para nós simplesmente voltar para trás e não virar à esquerda. Estava ali um monumento antigo a convidar-nos a conhecê-lo. E nós aceitámos: Oud Amelisweerd aí vamos nós! Obviamente que não sabíamos absolutamente nada do que íamos encontrar. Pensávamos que íamos ver uma fortificação e depois voltar para trás.

Rapidamente percebemos que Oud Amelisweerd é bastante mais e maior do que uma fortificação.

Descobri hoje que é uma grande propriedade histórica cujas origens datam do século XII, que conjuntamente com as casas e fortificações que a compõem são monumentos nacionais. É um espaço único, com uma fauna e flora muito rica e protegida. Hoje em dia, esta área tem cerca de 1,5 milhões de visitantes anualmente, e é a área verde mais visitada de Utrecht.

No fundo, quando chegámos lá, foi mais ou menos isto que pudemos ver:

IMG_0429[1]

IMG_0426[1]

IMG_0439[1]

Paisagens lindíssimas, numa propriedade que nunca mais acaba cheia cheia de graúdos e mais pequenos, a caminhar, a andar de bicicleta e a gozar a natureza.

De uma volta de bicicleta na nossa rua, até duas horas a pedalar por trilhos, sem agasalhos de maior e sem carteiras decidimos voltar para casa depois de um já grande passeio pelo bosque. O mais doloroso foi ter encontrado no caminho de retorno esta casa de panquecas no meio do bosque, sem carteiras e sem dinheiro para uma panqueca:

IMG_0440[1]

Talvez doloroso por um lado, mas positivo no sentido em que ficou a vontade intensa de voltar ao bosque e à casa de panquecas, preparados para uma visita a sério!

E assim é a história do dia em que aprendi oficialmente andar de bicicleta. Mas ainda me falta dominar as curvas e os travões, por isso outras histórias virão!

10 comentários

1. Tens que levantar mais o acento :)

2. upss…assento ;)

3. :D Orgulho!!!!!!! E vais aprender que andar de bicicleta é a melhor coisa do mundo :D

4. Pois é tenho que levantar o assento, mas só depois de dominar as curvas e os travões :) agora ainda é bom levar os pés ao chão!

5. Ainda tenho o meu banco baixinho e já lá vai 1 ano :D

6. […] de aprender a andar de bicicleta há uns meses atrás, esta semana revelou-se bastante frutífera em aprendizagem […]

7. fico contente de saber que há gente com um forte olhar e sensibilidade para análize e uma maneira até bastante engraçada de expor as suas experiências nesse lindo país que é holanda, e que tantas saudades tenho. tinha eu na altura 25 anos,corria o ano 1989 quando fui viver para Ijmuiden, perto de Harlem, md por lá fiquei 3 longos,lindos anos. muito tinha para contar dessa época, ficará para uma próxima. divirta-se nele lindo,país, que tanto tem para descobrir.

1. Obrigada César! comentários destes fazem valer o dia :) em 89 a Holanda devia estar diferente, mas acredito que ha coisas se mantém ao longo do tempo (a mania das bicicletas deve ser uma delas!)

1. certeza que o é, razão que me levou a escolher o temada bicicleta em holanda, é eu ainda hoje andar quase todos os dias de bike, e tenho dias de fazer 70km por dia, pois faço cicloturismo, estando agora a preparar uma viagem de 400 km talvez ainda và matar saudades a minha querida e linda holanda, e em especial a ijmuiden.

8. […] e se o tempo permitir vou fazer o percurso de 35km (obviamente escolhi o percurso mais pequenino, não tivesse eu aprendido a andar de bicicleta apenas há dois anos). A adesão foi grande e as inscrições já estão completas, por isso foi uma sorte ter […]