De caixa em caixa: outra história sobre a origem do cacau

Pois é, dizem que o chocolate tem um certo temperamento aditivo e é verdade! Depois de ter lido tanto sobre a guerra holandesa do cacau no início do século XX, vi-me a recuar mais uns anos, até às primeiras histórias empresariais sobre o produto neste país, quando encontrei esta caixa num estabelecimento comercial por aí:

IMG_0346[1]

A Van Houten tem mais de 180 anos de história, foi fundada em 1818 em Amsterdam, e é uma das marcas que superou as exigências do capitalismo, e que nos chegou até hoje.  Porque terá acontecido isso?

Bom, parece-me que houve um factor que permitiu a esta empresa chegar até aos dias hoje com um grande avanço à partida, que foi o facto de Coenraad Johannes Van Houten e o seu pai, terem inventado e patenteado aquilo que permite que hoje haja chocolate em pó.  No início do século XIX o chocolate não era uma bebida de grande consumo, porque ainda não tinha sido inventada a solução técnica que permitia tornar chocolate solúvel.

Os Van Houten desenvolveram o método de pressão do cacau, que separava a parte de gordura (ou manteiga de cacau) do resto, pela pressão e pela utilização de agentes de alcalinização, que depois poderia ser tornada em pó.

Resultado: um pó, suave e fofinho, com muito sabor, que é solúvel em água ou leite. Ou seja o início de um mundo de prazer e desgraça para todos nós.

O processo é hoje conhecido por Dutch Process ou Dutched Chocolate, que no fundo é método base para a maior parte dos preparados de chocolate modernos.

Van_Houten_3

Mas seria uma inovação tecnológica suficiente para suportar uma marca até aos dias de hoje? Na realidade a marca perdeu a patente em 1838 e isso permitiu a outros nomes construírem a partir do sucesso de Van Houten, nomes como a Lindt e a Cadbury.

Na realidade, o que me parece ter sido o grande factor diferenciador foi a aposta internacional que surge em força 53 anos depois do nascimento da marca. Em 1914, 90%  da facturação da marca vinha de mercados externos, anos antes já era uma das 10 marcas com mais notoriedade nos Estados Unidos, e desde 1870 tinham fábricas em Singapura, França, Alemanha e Estados Unidos.

Van_Houten2

Nos dias que correm, esperar 53 anos para internacionalizar é muito, mas na altura parece-me bastante audaz e visionário. Lição do dia: Inovação Tecnológica e Inovação do Modelo de Negócio têm que andar de braços dados.

Mas deixemos as conversas de inovação da indústria do cacau à margem, e vamos ao que interessa: a experiência do consumidor! Diz-me a caixa que devo juntar uma colher de cacau e duas de açúcar, juntar água a ferver e depois mexer continuamente. O resultado é este!

IMG_0349[1]

Estão 4.º lá fora e no Domingo diz que neva – já tenho desculpa válida!

Para um mais olhar sobre marca: http://www.vanhoutendrinks.com/en/

Anúncios

One comment

  1. […] podemos ver livros dedicados às várias vertentes do tema: os países produtores de chocolate, história de grandes marcas de chocolate, romances e obviamente como cozinhar chocolate! Mas a colecção não se limita ao chocolate, e […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: