Gouda, chocolate e bibliotecas (tudo num só post!)

Esta sexta-feira fomos a Gouda com uns amigos de Portugal. Por coincidência, há umas semanas atrás, tinha ouvido uma apresentação pela Directora da Biblioteca de Gouda sobre a nova estratégia para a imagem e gestão das bibliotecas da cidade. Assim, aproveitando estar na cidade fui movida pela curiosidade e dei uma vista de olhos à nova biblioteca, também conhecida pela Fábrica de Chocolate. Honestamente, a parte do chocolate foi um grande motor da minha curiosidade!

20140422-120243.jpg

A história do actual edifício da Biblioteca está relacionada com a marca de chocolates de Gouda “Steenland“. A marca começou em 1899, quando o seu fundador Gerard Theodore Steenland, voltou à sua Gouda natal para abrir um negócio de pastelaria e chocolate. Nos anos pós grande depressão, foram os filhos de Gerard que transformaram o negócio do pai e eventualmente apostaram na produção de moedas de chocolate. Ainda hoje os chocolates Steenland são os líderes de mercado neste segmento. Com a expansão do negócio, veio a necessidade de fazer crescer a capacidade de produção e eventualmente o edíficio, onde é hoje a Biblioteca, ficou abandonado e sem função.

20140422-115903.jpg

Entre todas as decisões difíceis que envolvem centralizar todas as bibliotecas de uma cidade para um espaço só (e na Holanda cada cidade tem bem mais do que uma biblioteca), estará certamente a questão de pensar o que é necessário para adaptar uma biblioteca às necessidades de aprendizagem do século XXI. Por exemplo, quais são as necessidades das pessoas reais/ normais em termos de aprendizagem? E como serão no futuro? Uma biblioteca física continuará a ser necessária? Como competir com os canais digitais de aprendizagem? Que processos de atendimento utilizar? E que tipo de hábitos e valores organizacionais devem suportar tudo isto?

20140422-115933.jpg

Nessa apresentação a que assisti, a directora da Biblioteca de Gouda apresentou as respostas a cada um destes desafios e como foi necessário mudar o funcionamento “tradicional” de uma biblioteca. E entre outros aspectos, focou como foi importante ter existido um tema agregador, positivo e motivador para esta mudança: o chocolate!

O chocolate é quase um mania universal e foi à volta do universo cultural do chocolate que foi possível alicerçar a mudança tanto para os cidadãos de Gouda, como para os trabalhadores da Biblioteca. Segundo a Directora, o GRANDE desafio foi mudar o paradigma de atendimento e a cultura de trabalho. Para mim é particularmente interessante, ver como a gestão da mudança e da inovação são difíceis de implementar até na Holanda..

Assim, o chocolate é o tema central da Biblioteca e mesmo na porta podemos ver livros dedicados às várias vertentes do tema: os países produtores de chocolate, história de grandes marcas de chocolate, romances e obviamente como cozinhar chocolate! Mas a colecção não se limita ao chocolate, e existem muitos livros para adultos e crianças com outros temas.

Os livros dedicados ao Chocolate

Os livros dedicados ao Chocolate

A Biblioteca é bastante bonita e moderna e valeu certamente a pena ver in loco o que tinha aprendido na palestra. Se passarem um dia por Gouda, dêem lá um pulo rápido e sejam um dos muitos visitantes da Fábrica de Chocolate, onde a verdadeira doçura está hoje nos livros!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: