Bittergarnituur é um dos conceitos mais típicos a nível culinário na Holanda. Os encontros sociais holandeses, mais ou menos formais, começam quase sempre por um grande prato de fritos, como entrada para a refeição principal, ou simplesmente para acompanhar cerveja.
A rainha da Bittergarnituur será com certeza a bitterballen, um género de croquete de carne que deve ser mergulhado em mostarda, para ser apreciado em toda a sua magnificência.
Passado algum tempo de se estar na Holanda dá-se como garantido a ocasional Bittergarnituur, para acompanhar uma cerveja ou um copo de vinho de final de dia. Honestamente, fritos deste género não são bem a minha praia, no entanto, um destes dias, ao ver chegar um grande e bem arranjado prato destas especialidades holandesas para a mesa, apercebi-me que nunca lhes tinha dado o merecido protagonismo aqui no blog.
E porque experimentar pelo menos uma vez, uns destes fritos é obrigatório para quem vem visitar a Holanda, aqui vai uma amostra do que pode ser a composição da Bittergarnituur (da esquerda para a direita)
- Bitterballen – sem dúvida, a rainha dos fritos, e um must que se tem que experimentar na Holanda! Muito importante: acompanhar sempre com mostarda.
- Rolinhos Holandeses de queijo fritos – talvez os mais gulosos e gordurosos. Massa espessa mas estaladiça, com um interior de queijo derretido quente.
- “Spring Rols” vegetarianos – os mais light da mesa, feitos de uma massa fina recheada de vegetais. Na minha opinião acompanha muito bem com o molho picante da mesa.
- Garnalenkroketten – um tipo de croquetes de camarão. Comparativamente às bitterballen são bastante mais leves e suaves no sabor.
Tudo isto com mostarda e molho picante para acompanhar.
Note-se que esta é apenas uma das configurações possíveis para um prato de Bittergarnituur. De fora deste prato exemplificativo ficou o queijo, as salsichas e enchidos também muito populares neste tipo de entradas.
É aconselhável perceber sempre quantas unidades de cada tipo estão incluídas e fazer contas. Estes petiscos, se pedidos de forma descontrolada, podem sair caros! É só estar atento e desfrutar do que a culinária Holandesa tem para oferecer.
[…] conhecidos acho que já fui mencionando aqui no blog: stamppot, erwtensoep (sopa de ervilhas) ou os croquetes e fritos, por […]