Quando a livraria mais bonita do mundo fecha

ACTUALIZAÇÃO: Julho de 2014, recebi a mensagem de uma leitora do blog que a livraria reabriu. Obrigada pelas boas notícias! Espero escrever um novo texto sobre a minha visita à livraria reaberta um dia!

 

A empregada do Instituto de Turismo de Maastricht olha para mim com um ar desolado e responde-me: “Compreendo perfeitamente que queira conhecer a livraria da Igreja Dominicana, mas devido a assuntos alheios à cidade, a livraria fechou“.

Não foi só a livraria mais bonita do mundo (segundo o Guardian) que fechou, todas as livrarias da antiga cadeia Selexyz fecharam. A razão do fecho foi uma fusão muito mal gerida, com outra cadeia de livrarias e as consequentes disputas sobre responsabilidade e dívidas. A nova empresa que se chama Polare não é só herdeira de um grande passivo, mas também de algumas das localizações mais bonitas da Holanda. Seguindo a tendência Holandesa, de transformar antigas Igrejas em novos espaços, sejam eles bares, restaurantes ou livarias, a Selexyz apostou em lugares premium em cada uma das principais cidades Holandesas.

Selexyz Dominicanen Maastricht, My Modern Met

Selexyz Dominicanen Maastricht, My Modern Met

Em Maastricht, a livraria pode ser visitada mesmo dentro de uma antiga igreja dominicana do século XIII. O projeto conhecido como Selexyz Dominicanen Maastricht, projetado pelo escritório de arquitetura Merkx + Girod, é internacionalmente conhecido por ser uma união brilhante entre duas estéticas opostas: a exacta estrutura arquitectónica da igreja e os os estilos contemporâneos de uma livraria moderna.

Selexyz Dominicanen Maastricht

Selexyz Dominicanen Maastricht

A visita à livraria foi-me aconselhada por uma leitora do blog e quando decidimos ir visitar Maastricht neste fim-de-semana estava no top de coisas a visitar na cidade. Demos com a cara na porta e não fomos os únicos, afinal é uma das principais atracções da cidade. Como podem perceber, as fotos do interior da Igreja não são minhas, só consegui espreitar pelas janelas e fotografar o exterior da Igreja. E o que vi deixou-me com muita pena por não ver mais.

Dominicanen Maastricht, My Modern Met

Dominicanen Maastricht, My Modern Met


Fachada da livraria

Fachada da livraria

Mesmo na Holanda o mercado da cultura atravessa um momento díficil. Sinceramente acho que é universal: o aumento de leitores de livros digitais e as restrições financeiras que as famílias têm que fazer globalmente não ajudam o mercado da cultura.

Por absoluta coincidência, pouco depois de descobrirmos o que se está a passar com a Polare, encontramos na cidade uma enorme feira do livro com preços de super saldo. Um pavilhão gigante cheio de livros novos a preços surreais: diria que 2,5 euros era a média dos preços. Este pavilhão estava cheio de pessoas a fazer muitas compras. A cultura talvez não esteja em crise, a carteira das pessoas é que está.

Festa do Livro

Festa do Livro

E o mais triste desta situação é a incerteza dos postos de trabalho dos colaboradores destas livrarias. Na porta da Polare de Eindhoven, algumas pessoas deixaram mensagens de força e coragem aos trabalhadores.

Mensagens de apoio aos trabalhadores

Mensagens de apoio aos trabalhadores

A fita cola ainda está lá na porta para quem quiser deixar uma mensagem. Alguns trabalhadores colaram por dentro da porta mensagens de agradecimento pelo apoio e carinho demonstrado.

Espero verdadeiramente um dia voltar a Maastricht e ver a Igreja Dominicana aberta e de boa saúde financeira e cultural.

Anúncios

6 comentários

  1. Agora deixaste-me meio abananada! A Selexiz/Polare fechou!?!?!? Wat een onzin!!! Mas a igreja livraria que te falei é/era em Zwolle! (Agora se calhar também já fechou portas mas acho que não pertencia à Polare)! Não sabia desta no Sul! :(

    1. Pois é Susana, a que me falaste em Zwolle também esta na lista para visitar. Esta foi outra pessoa que me enviou a sugestão…realmente é um choque….e acho que não é só a Sul, são todas as livrarias :(

  2. Já fui a essa feira aqui em Eindhoven (costuma ser em Novembro). É realmente uma perdição, livros mt baratos e muitas opções em Inglês. Vi Holandeses a comprar mais ou menos 30 livros!

  3. Era uma daquelas que eu queria tanto conhecer… :(

  4. […] encontrei num blog uma notícia bem recente, de fevereiro desse ano, de que a livraria está fechada! Não só essa […]

  5. […] um post há algum tempo, sobre a famosa livraria de Maastricht que fica numa antiga Igreja, e que é considerada uma das mais bonitas do mundo, mas que não consegui conhecer na altura em […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: