Apercebi-me que muitas pessoas andam a pesquisar sobre flores no google e acabam aqui no blog.
Na verdade, ao longo de alguns posts fui falando sobre como o amor pelas flores está presente na cultura Holandesa.
No século XVII, muitos Holandeses foram levados à ruína financeira pela especulação no valor de bolbos de tulipas que ficou conhecido como Tulipomania. Desde aí tornaram-se os maiores produtores e exportadores de flores do mundo. No dia-a-dia é impossível ignorar a sua presença nos mercados de sábado, nos supermercados, nos restaurantes e nos locais de trabalho. Tudo se resume ao ditado Holandês: “Uma casa sem flores é uma casa sem coração“
Confesso que esta mania Holandesa, me apanhou aos poucos. Dá-me prazer ter flores em casa, mas também ver o desabrochar das plantas na natureza.
Apesar de ter escrito algumas vezes sobre flores faltava um pouco de estrutura ao tema aqui no blog, e por isso, para quem planeia visitar a Holanda e quer aproveitar o melhor que a natureza tem para oferecer, aqui fica um resumo do que pode encontrar mês por mês nas ruas e campos Holandeses:
FEVEREIRO e MARÇO
Krokus e winterklokjes – estas flores trazem a alegria e esperança da Primavera depois do longo e gelado Inverno Holandês. Após a neve, começam a desabrochar em meados de Fevereiro e são responsáveis pelo nome às férias escolares desta altura.
Narcisos – Começam a dar o ar da sua graça já quando os krokus começam a desaparecer e mantêm-se na paisagem durante quase um mês.
ABRIL e MAIO
Tulipas – as tulipas são a flor mais carismática da Holanda. Na verdade as tulipas são originalmente da Turquia, mas tornaram-se um marco da paisagem na Holanda. Os meses de Abril e Maio são os meses por excelência desta flor na Holanda com as amplas planícies floridas. Fora dos campos de cultivo, é possível encontrá-las também no Keukenhof, um dos jardins mais impressionantes do mundo e uma das atracções turísticas mais cobiçadas na Holanda. Eu estive uma vez no Keukenhof e não posso esperar por voltar!
No entanto nos supermercados começam-se a ver bem mais cedo. A partir de Fevereiro é possível comprar tulipas a bons preços.
Árvores em flor – passear nas ruas de Amsterdam é mágico nesta altura de ano. Branco e rosa por todo o lado, fazem a cidade ainda mais especial.
JUNHO
Flores silvestres – para quem visitar o país nesta altura do ano, recomendo estar atento aos passeios, aos parques e a todas as zonas verdes no meio da cidade. É possível encontrarem uma grande explosão de cor. As flores silvestres são simples, mas de uma beleza extraordinária.
Stockros – a primavera acabou por esta altura, mas ainda existem boas surpresas florais nos primeiros dias de Verão que valem a pena ser apreciadas no Reino da Holanda. Estas flores altas surpreendem pelo efeito que criam ao longo de ruas inteiras em diferentes cores.
SETEMBRO – JANEIRO
Nos meses de Outono, as ruas Holandesas dão menos oportunidades aos seus visitantes de ver florir, no entanto é possível encontrar as tradicionais plantas de Natal a desabrochar aqui e ali. Azevinho e arranjos de Natal são os principais chamaris desta altura do ano.
Cada estação tem algo único para oferecer na Holanda e ficou aqui um pequeno resumo do meu top floral até ao momento. Sim, porque acredito que haverá ainda muito por descobrir ;)
Adoro este resumo de flores por mês ;)
Eu adoro o facto de haver sempre imensas flores e sempre diferentes por todo o lado :D
Sou uma ignorante em relação a flores, por isso aprecio este artigo ;)
mto interessante! já conhecia algumas, porque foi na altura em que estive na holanda (primavera)! as fotos de junho foram em roterdão?aqueles prédios pareceram-me familiares… ;) ainda n fiz o challenge, mas a ver se faço! bj
[…] sabem, aqui no blog fui escrevendo bastante sobre flores, e as várias flores que caracterizam as estações …. O “ano floral“ começa aqui na Holanda com o “crocus“, que geralmente aparece a […]