Flores ao longo do ano na Holanda

Apercebi-me que muitas pessoas andam a pesquisar sobre flores no google e acabam aqui no blog.
Na verdade, ao longo de alguns posts fui falando sobre como o amor pelas flores está presente na cultura Holandesa.

No século XVII, muitos Holandeses foram levados à ruína financeira pela especulação no valor de bolbos de tulipas que ficou conhecido como Tulipomania. Desde aí tornaram-se os maiores produtores e exportadores de flores do mundo. No dia-a-dia é impossível ignorar a sua presença nos mercados de sábado, nos supermercados, nos restaurantes e nos locais de trabalho. Tudo se resume ao ditado Holandês: “Uma casa sem flores é uma casa sem coração

Confesso que esta mania Holandesa, me apanhou aos poucos. Dá-me prazer ter flores em casa, mas também ver o desabrochar das plantas na natureza.

Apesar de ter escrito algumas vezes sobre flores faltava um pouco de estrutura ao tema aqui no blog, e por isso, para quem planeia visitar a Holanda e quer aproveitar o melhor que a natureza tem para oferecer, aqui fica um resumo do que pode encontrar mês por mês nas ruas e campos Holandeses:

FEVEREIRO e MARÇO

Krokus e winterklokjesestas flores trazem a alegria e esperança da Primavera depois do longo e gelado Inverno Holandês. Após a neve, começam a desabrochar em meados de Fevereiro e são responsáveis pelo nome às férias escolares desta altura.
20140228-154335.jpg

Narcisos Começam a dar o ar da sua graça já quando os krokus começam a desaparecer e mantêm-se na paisagem durante quase um mês.

20140228-155052.jpg

ABRIL e MAIO

Tulipasas tulipas são a flor mais carismática da Holanda. Na verdade as tulipas são originalmente da Turquia, mas tornaram-se um marco da paisagem na Holanda. Os meses de Abril e Maio são os meses por excelência desta flor na Holanda com as amplas planícies floridas. Fora dos campos de cultivo, é possível encontrá-las  também no Keukenhof, um dos jardins mais impressionantes do mundo e uma das atracções turísticas mais cobiçadas na Holanda. Eu estive uma vez no Keukenhof e não posso esperar por voltar!

No entanto nos supermercados começam-se a ver bem mais cedo. A partir de Fevereiro é possível comprar tulipas a bons preços.

Tulipas

Tulipas

Árvores em flor – passear nas ruas de Amsterdam é mágico nesta altura de ano. Branco e rosa por todo o lado, fazem a cidade ainda mais especial.

IMG_1214[1]

JUNHO

Flores silvestres para quem visitar o país nesta altura do ano, recomendo estar atento aos passeios, aos parques e a todas as zonas verdes no meio da cidade. É possível encontrarem uma grande explosão de cor. As flores silvestres são simples, mas de uma beleza extraordinária.
IMG_1764[1]

IMG_1760[1]JULHO e AGOSTO

Stockros – a primavera acabou por esta altura, mas ainda existem boas surpresas florais nos primeiros dias de Verão que valem a pena ser apreciadas no Reino da Holanda. Estas flores altas surpreendem pelo efeito que criam ao longo de ruas inteiras em diferentes cores.

20140625-091408-33248880.jpg

20140625-091411-33251456.jpg

SETEMBRO – JANEIRO

Nos meses de Outono, as ruas Holandesas dão menos oportunidades aos seus visitantes de ver florir, no entanto é possível encontrar as tradicionais plantas de Natal a desabrochar aqui e ali. Azevinho e arranjos de Natal são os principais chamaris desta altura do ano.

IMG_5655-1

Cada estação tem algo único para oferecer na Holanda e ficou aqui um pequeno resumo do meu top floral até ao momento. Sim, porque acredito que haverá ainda muito por descobrir ;)

Anúncios

4 comentários

  1. Adoro este resumo de flores por mês ;)
    Eu adoro o facto de haver sempre imensas flores e sempre diferentes por todo o lado :D

  2. Sou uma ignorante em relação a flores, por isso aprecio este artigo ;)

  3. mto interessante! já conhecia algumas, porque foi na altura em que estive na holanda (primavera)! as fotos de junho foram em roterdão?aqueles prédios pareceram-me familiares… ;) ainda n fiz o challenge, mas a ver se faço! bj

  4. […] sabem, aqui no blog fui escrevendo bastante sobre flores, e as várias flores que caracterizam as estações …. O “ano floral“ começa aqui na Holanda com o “crocus“, que geralmente aparece a […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: