Escrevi um post há algum tempo, sobre a famosa livraria de Maastricht que fica numa antiga Igreja, e que é considerada uma das mais bonitas do mundo, mas que não consegui conhecer na altura em que visitei a cidade, porque a empresa que a operava tinha abruptamente falido e fechado em todo o país.
O texto, para grande surpresa minha, fez algum sucesso e houve imensa gente a partilhá-lo no facebook e a referenciá-lo em outros blogs, e é ainda um dos textos mais lidos de sempre aqui no blog.
Apesar do sucesso do texto, a minha tristeza em não ter conseguido visitar a livraria manteve-se, especialmente porque não é todos as vezes que terei tempo e oportunidade de viajar até Maastricht, e pela situação indefinida em que muitos empregados desta empresa estavam.
Este fim-de-semana, tive a oportunidade de passar por Zwolle e fiquei a conhecer uma outra livraria localizada numa Igreja – Waanders In De Broeren – que me tinha sido sugerida por uma leitora do blog, e fiquei um pouco mais feliz! Apesar de não ser referenciada neste lista das “20 livrarias mais bonitas do mundo“, acho que não deve à fealdade, muito pelo contrário!
Nesta lista das 20 livrarias mais bonitas do mundo, estão duas Holandesas – a antiga Igreja de Maastricht e a American Book Store em Amsterdam, e duas Portuguesas, mas digam-me se a antiga Igreja de Zwolle também não merecia um lugar na lista?
A Waanders In De Broeren funciona também como um café, e para além de livros, vende música, objectos de decoração e até vinho!
A livraria tem 3 pisos, todos eles acessíveis e com diferentes produtos. No último piso está agora uma exposição sobre uma ilustradora Holandesa.
Vale bem a visita! E certamente entrou para a minha lista de livrarias mais bonitas do mundo!
A de Maastricht é muito bonita – e eu tenho vontade de lá voltar e ver tudo com mais calma – mas não tem tectos assim. E os tectos desta são fabulosos!
Quero voltar a Maastricht um dia para a ver! Concordo esta é muito bonita, especialmente pelos tectos altos e pintados.
Muito linda! Por acaso não achei o ABC de Amesterdão nada de especial, mas vou espreitar essa lista.
Sim, comparativamente com esta, acho o ABC um tanto mais banal, mas mesmo assim bonita. Gosto de me sentir no meio de uma casa na “floresta” de livros, por causa do grande tronco no meio da livraria.