Restaurant Week Holanda – à caça de estrelas Michelin

As pequenas coisas da vida fazem-nos felizes é verdade. Nos dias que correm uma simples sopinha faz-me rapar o tacho.

Mas depois existem as outras coisas da vida que também nos fazem felizes e que não são assim tão simples. Um jantar gourmet estaria incluído neste 2.º conjunto. Não pelo pseudo-status de ir jantar aqui ou ali, mas sim pela verdadeira experiência gastronómica: descobrir sabores, novas misturas e novas texturas, completamente novos e surpreendentes, que nunca nos passaram pelos sentidos ou pela imaginação, e que são geralmente marcantes e memoráveis.

restaurantkasteelheemstedehoutenpic337266_std

E depois há a arte de analisar, dentro do próprio nosso conhecimento, toda a mestria, a arte e o savoir-faire que é colocado no prato que nos é apresentado, no fundo o clássico: “Raios, como é que eles fazem isto?!!!”

Então para contribuir para a felicidade proveniente das coisas menos simples da vida, abriu a edição de 2013 do Dining City Restaurant Week Netherlands de 1 a 10 de Março! Com quatro grandes diferenças visíveis da edição Portuguesa: 1) é um evento nacional e várias cidades em conjunto aderem ao evento, 2) o menu base custa mais 7€, 3) por cada estrela Michelin que o restaurante tenha acresce mais 10€ ao preço do menu, 4) o menu é completamente surpresa.

Bom, obviamente que o ponto das estrelas Michelin acaba por ser aquele que mais salta a vista. E depois de uma inspecção rápida aos restaurantes cujas reservas já estavam esgotadas posso declarar que foi aberta a época oficial da caça às estrelas Michelin!

Por exemplo, esta belezura aqui perto de Utrecht? Estão a imaginar o que é estacionar a bicicleta em frente ao Castelo Heemstede, prendê-la bem com um cadeado porque nunca se sabe, e ir jantar calmamente? Bom, não será este ano, porque uma 1 estrela Michelin é igual a esgotado.

restaurantkasteelheemstedehoutenpic237265_std

Ou este pitoresco restaurante Tante Koosje na vila de Loenen…também com uma estrela Michelin e também esgotado.

m_rest1167_std

Bom, mas para acrescentar alguma justiça à minha apresentação, não são só os que têm estrelas Michelin que estão a esgotar. No fundo, é o mesmo que em Portugal, boa paparoca a bons preços é um negócio apetecível.

E o mais importante é que nós já fizemos uma reserva! Para um restaurante Asiático no centro de Utrecht que parece promissor. A parte mais gira será com certeza o menu surpresa, o que revela logo um primeiro aspecto positivo: não ter que escolher a partir de um menu em Holandês, é um “no brainer”, é vir para mesa e aproveitar! E as estrelas? Ficamos com as que estão no céu.

Um comentário

  1. […] já tinha falado num post anterior, o conceito e o funcionamento do Restaurant week é parecido com o de Portugal. Existe um menu […]

Deixe um comentário

amsterdive.wordpress.com/

Navigating life in Amsterdam & beyond

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

Love to ride my bicycle

Bicycles from The Netherlands