Em Utrecht se estiverem num restaurante não estranhem ver um gato a rondar a vossa mesa. Não se surpreendam também se, ao olharem para a montra de uma loja, mesmo fechada, encontrarem um gato pachorrento no meio dos produtos que a loja vende.
Gatos em lojas, restaurantes e bares é uma das maiores singularidades de Utrecht. Tudo isto porque se tornou tradição, no dia da inauguração de um novo negócio, oferecer ao dono do espaço um gato! Porquê? De forma muito prática porque os gatos afastam os ratos.
Mas estes gatos gozam hoje um estatuto de super estrelas em Utrecht. São conhecidos pelo nome. Têm retratos seus pendurados nas suas residências comerciais. Caramba, têm um livro em sua honra!
E não menos importante o Instituto de Turismo da cidade, organiza visitas guiadas para conhecer estes simpáticos habitantes do comércio de Utrecht.
O livro que lhes foi dedicado “Kat in de Stad” (Gato na Cidade) é no mínimo adorável e hilariante. Cada página é dedicada a um gato e à sua personalidade. Nestes 3 exemplos, o meu favorito é o gato de um dos cinemas que frequento o Springweg.
No final do livro há um roteiro dos gatos da cidade e tudo!
São sem dúvida os reis em Utrecht. O Garfield ia sentir-se bem aqui. E do meu lado, têm sido bom de vez em quando ter um encontro com algumas destas altezas reais.
Sob outro ponto de vista é interessante para mim aprender como algo tão simples e singular se pode tornar numa imagem de marca de uma cidade e depois em produtos!
Por o exemplo o livro, é um produto que vende uma ideia global da cidade, mas que promove também individualmente cada estabelecimento comercial, e para terminar se vende a si próprio nas livrarias da cidade.
O Marketing na Holanda vale a pena admirar por isto: é agregador e tenta sempre criar valor sob várias dimensões.
Que engraçado, eu aqui em Eindhoven é muito raro encontrar gatos. Quando estive em Amesterdão vi gatos por todos os lados. O hostel tinha um gato, estive num restaurante que tinha um gato e vi na loja Xenos (durante a noite) um gato a passear pela loja. Afinal agora venho a descobrir que Utrecht é afamado pelos gatos.
Será que tem a ver com serem cidades mais antigas (e mais propensas a bicharada desagradável tipo ratinhos)? Ai, ai, ai que nem quero pensar nisso!
Muito bom :) Se aí estivesse queria a minha Romã e o meu Figo na 1ª página :)
adore este post! em utrecht n xeguei a estar… mas em amsterdão lanxei com um gato ao colo, pelo menos umas 2 vezes! eu adoro gatos, mas se isto fosse cá, criava uma grande confusao as pessoas… logo a começar pela ASAE!
Tens que ca voltar para fazermos o tour dos gatos!!! :) nem que seja um fim-de-semana ;) pensa nisso!
[…] Mais informações aqui. […]
[…] este dia 4 de Outubro o dia do animal, e para assinalar o dia os criadores do livro “Kat in de Stad“ que já falei aqui no blog, criaram uma edição do mesmo livro dedicada aos felinos que vivem nas […]
[…] Não me canso de falar sobre suas altezas reais, os gatos de Utrecht e Amsterdam. […]