Comemorar o São Martinho na Holanda

Hoje é a véspera do dia São Martinho. Será o meu primeiro São Martinho sem castanhas, que me trazem sempre tanto conforto nesta época de Outono. Estando na Holanda pensava que ia estar completamente distante de qualquer celebração relacionada com o 11 de Novembro, mas descobri a semana passada na aula de Holandês que não podia estar mais enganada!

O mercado de São Martinho no Centro de Utrecht

O mercado de São Martinho no Centro de Utrecht

Na verdade, a cidade onde vivo, Utrecht, tem como padroeiro São Martinho! Quais são as probabilidades? A maior Igreja da cidade foi construída em sua honra, nos tempos em que a cidade era um dos maiores bastiões da Igreja Católica a Norte da Europa. Inclusive, o brasão de Utrecht representa o mais conhecido acto de generosidade de São Martinho: a divisão da capa.

A divisão da capa

A divisão da capa

Reza a lenda que São Martinho deu metade da sua capa de soldado a um pedinte muito pobre que quase não tinha roupa. O pedinte pediu uma esmola, mas São Martinho não tinha dinheiro para lhe dar e não lhe era permitido dar a sua capa de soldado completa. Foi por isso que pegou na sua espada e cortou a capa em duas partes. Deus para reconhecer o acto de generosidade de São Martinho tornou o dia frio num dia de sol e, nessa mesma noite, São Martinho sonhou com o pedinte a quem tinha dado metade da sua capa, que lhe disse que tinha partilhado a sua capa com Jesus.

O brasão da cidade de Utrecht

O brasão da cidade de Utrecht

O brasão da cidade de Utrecht representa esta lenda: a parte vermelha do brasão é a capa cortada em dois, a parte branca a roupa que São Martinho trazia por baixo da capa.

E esta devoção a São Martinho foi comemorada hoje no centro da cidade com um mercado e com uma parada absolutamente linda em honra do Santo. Os nossos magustos, água pé e os saltos em fogueiras, são aqui substituídos por uma bonita parada em que cada pessoa caminha com uma lanterna de papel iluminada, atrás de uma grande grande lanterna em papel feita na forma de São Martinho de capa vermelha e montado bem alto no seu cavalo.

São Martinho e o seu cavalo

São Martinho e o seu cavalo

Havia outras lanternas em tamanho XXL na parada: mãos em sinal de partilha, instrumento de música e casas. A parada começou às 17h, perto do cair da noite, o que salientou o brilho das lanternas que cada um trazia consigo. Ao longo do caminho cantavam-se canções alusivas ao dia e as crianças esforçavam-se para que a sua lanterna de papel não perdesse altura. Afinal, as crianças são incentivadas a fazer a sua própria lanterna em papel nos vários workshops que aconteceram esta semana pela cidade.

Partilhar!

Partilhar!

Alegria

Alegria

Lanternas

Lanternas

Mesmo sem castanhas e sem as tradições Portuguesas, houve em mim um vazio que se tornou mais pequenino, uma distância que se encurtou. E apesar dos 9 graus, antes do anoitecer, o Sol brilhava e não havia sinais da chuva do dia anterior. Mesmo aqui houve um mini Verão de São Martinho e eu não podia ter ficado mais contente.

Amanhã é dia de São Martinho e eu não podia estar mais em paz. Feliz Dia de São Martinho!

Anúncios

7 comentários

  1. Também comi umas castanhas!!! Mas sabes que mais… nada bate a senhora da Avenida da Liberdade :D Na esquina do Tivoli :D Que saudades! Obrigada por partilhares!!!!

    1. E essa senhora Sara! A da esquina do Tivoli!! Que saudades que tenho das castanhas dela ;) naqueles dias mais difíceis que bem que sabiam umas castanhas ao final do dia

  2. E cá também podes comprar castanhas (não sabem tão bem como as nossas mas quando as saudades apertam, são um substituto razoável), basta ires a um supermercado marroquino ou turco. Há nos da Goyalaan. :) Bom São Martinho e obrigada pela partilha!

  3. Não conhecia essa história de Utrecht! E as crianças não te bateram à porta a cantar e a pedir doces? Onde morava não havia essa parada mas as crianças enchiam a noite de luz e de amor, era muito bonito :)

    1. Infelizmente não passaram por minha casa (acho que fica um bocadinho fora do centro), mas quando sai do trabalho vi alguns grupos de crianças com as suas lanternas :) é mesmo isso: luz e amor :)

  4. […] Utrecht tem como Santo Padroeiro São Martinho desde os tempos em que a cidade era católica. Não deixa de ser estranho que a celebração do 11 de Novembro, ainda aconteça nos dias de hoje na cidade, uma vez que a população é agora maioritariamente protestante. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: