Desafio de Novembro: ler um livro em Holandês!

Quem entrar numa biblioteca Holandesa durante o mês de Novembro vai encontrar um cenário estranho. Provavelmente vai ver aranhas gigantes nas portas, autocolantes com joaninhas espalhados nas mesas, outros insectos aqui e acolá e muitos exemplares de um livro, disponíveis para quem o quiser levar para casa.

O livro em questão é Erik of het klein insectenboek (Erik ou o pequeno livro de insectos) de Godfried Bomans e está a ser distribuído gratuitamente por toda a Holanda. O objectivo é lançar um desafio a todos os que o queiram aceitar: ler, reflectir e discutir a mensagem do livro. Esta iniciativa é lançada anualmente para promover a leitura.

12

Admito que eu sou do género de pessoa que ignora ou foge de um desafio quando acho que é um desafio parvo ou quando acho que não posso concluir o desafio com qualidade. Assim, foi com um certo espanto que dei por mim a pegar no livro e levá-lo para casa.

Ler um livro inteiro em Holandês é algo que está muito, muito, muito fora da minha liga e que à primeira vista pode entrar na categoria de auto-desafio idiota. Mas qualquer coisa nas primeiras frases do livro me fez acreditar, que o consigo atacar, nem que seja à conta de muito Google Translator. E se não nos desafiarmos nunca evoluímos não é verdade? A biografia do autor também me intrigou bastante: Godfried Bomans sempre se dedicou à literatura, mas nunca foi levado a sério nos círculos literários, pelas suas aparições mais ligeiras na televisão nos anos 60. A adicionar, o livro é pequenino e maneirinho. Algo que se fosse em Inglês ou Português, se leria muito bem num fim-de-semana chuvoso.

Na verdade, os livros escolhidos para esta iniciativa anual de promoção da leitura devem ser bastante acessíveis para uma grande fatia da população, por isso, o pior que me pode acontecer é ou demorar 6 meses a ler o livro, ou simplesmente perceber que ainda não estou pronta e deixar o desafio para mais tarde!

Por isso, coragem, vamos là tentar! Página 1…

20131105-141149.jpg

4 comentários

    1. Obrigada! Bem preciso! ahaha :D

  1. Se chegares ao fim dos 6 meses e perceberes o livro , ja valeu a pena :D

  2. […] Não sei se se lembram de um post, muito antigo, lá para Novembro, em que contei a minha resoluçã…Pois bem, acabei-o a quinta-feira passada! Hip hip hurray! Hip hip hurray! Confetis, fogo de artifício e serpentinas! Tragam tudo a que tenho direito! […]

Deixe um comentário

amsterdive.wordpress.com/

Navigating life in Amsterdam & beyond

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

Love to ride my bicycle

Bicycles from The Netherlands