Jardins & Afins – O Mundo Intertuin

Com o desejo de dar início ao processo de cultivo, rumamos de bicicleta (!) ao centro de jardinagem mais completo que alguma vi na minha vida – o Intertuin. É o IKEA da jardinagem, não tem só plantas, mas tudo o que esteja ligeiramente relacionado com um jardim ou uma horta: mobiliário, todo o género de ferramentas, iluminação, grelhadores e churrascos, espreguiçadeiras, decoração, duendes de jardim (verdade, verdadinha! daqueles do Fabuloso destino de Amélie e outros na versão os 7 anões), e budas! Budas, budas, budas, que nunca mais acabam. Para dizer a verdade desde que fui ao Buddha Eden do Berardo nunca fui a mesma, e reajo com alguma estranheza quando vejo muitos budas num sítio só.

Mas voltando à nossa visita ao centro de jardinagem, íamos com objectivos simples: 2 vasos para plantar salsa, coentros, hortelã e piri-piri, terra, e pouco mais. A missão foi cumprida, conseguimos não nos perder no Inter Tuin nem mesmo quando nos deparámos com esta cena:

IMG_0463[1]

Chamemos-lhe o cantinho da depressão, ou melhor o cantinho tropical da depressão, em que 3 Flamingos reais estão num charco que não têm mais do que 3 cm água, e ao fundo, em cartão impresso, um poster de uma praia paradisíaca e um bando de flamingos que se passeia com um ar feliz em liberdade. Que figura de estilo é esta? Não é figura de estilo é mesmo sadismo! Sadismo kitsch dos anos 80. Mas continua, porque não estão sozinhos, dividem o seu espaço com uma arara solitária que deve passar os seus dias a pensar que deve ter feito algo de muito errado numa vida anterior, para estar ali a viver num centro de jardinagem na Holanda com três flamingos.

Mas bom, apesar deste ter sido o ponto baixo da visita, e para fazer justiça ao Intertuin há uns espaços muito bonitos e muito bem tratados, que fazem toda a experiência valer bem a pena! Aliás reforçam amplamente a vontade de qualquer pessoa ter um espacinho verde dentro ou fora de casa.

IMG_0464[1]

IMG_0465[1]

E o mais importante de tudo, é que depois de encontrar maneira de trazer 10 kg de terra, 2 vasos, 1 ancinho na bicicleta, lá nos iniciamos no cultivo das plantas aromáticas e agora é só esperar. Quando houver novidades, e esperemos que haja, darei notícias!

Um comentário

  1. […] Lembram-se da visita à horta comunitária? E da decisão de começar uma mini-horta na varanda? […]

Deixe um comentário

amsterdive.wordpress.com/

Navigating life in Amsterdam & beyond

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

Love to ride my bicycle

Bicycles from The Netherlands