Na falta de sardinha

Chamam “Holandês Novo“ ao arenque pescado na abertura da época, apesar de notícias dizerem que o peixe nem é pescado na costa Holandesa, nem por pescadores Holandeses.Coisas do comércio internacional.

Tradicionalmente, o primeiro lote pescado é leiloado em Scheveningen (Haia) e todos os lucros são doados a uma instituição de solidariedade social num grande evento mediático na Holanda.

A data chamou-me à atenção porque recebi no trabalho um convite com um peixe gigante na capa a convidar-nos para uma festa dedicada à abertura da época do arenque, enquanto recebia no whatsapp (exactamente ao mesmo tempo!) imagens de umas belas sardinhas, gordinhas e alinhadas numa travessa metálica, de uns amigos felizes por abrir oficialmente para eles a época das sardinhas. E porque não há coincidências, ficou-me uma vontade enorme de comer um peixinho.

Em 3 anos, consegui evitar cumprir a tradição de comer arenque nestes preparos:

haring

Foto retirada do Volkskraant

Talvez não me escape este ano.

18 comentários

  1. Conseguiu evitar de comer ? É tão bom. Quando nós temos a recepção o “Dia do Rei” cá em Lisboa, arenque cru é uma das delícias. Não pode faltar !

    1. Acho que autora se referia a comer arenque assim, ao alto e segurando-o pela cauda :)
      Arenque comido desta maneira é realmente uma delícia! Ainda me lembro do meu choque na primeira vez que me passaram aquele peixinho para mão num recepiente de plástico, coberto com cebola picada. Eu, totalmente alheia à tradição holandesa, perguntei se era para levar para casa para cozinhar e que, nesse caso, só um não chegava.

      1. Sim, e isso! A maneira de comer é muito radical :) só para os mais treinados nestes assuntos

    2. Eu tb gosto Marianne! E tb sou fã do mackerel
      Fumado! mas nunca me atrevi a comer arenque da forma tradicional :) de uma só vez e de cauda! Talvez seja este ano :)

  2. Não sou apaixonada por arenque, de todo, come-se mas se tiver de escolher dispenso… Agora Mackerel (carapau?!) fumado é muito bom!

  3. Em dois anos e meio também não tive coragem (ainda) de comer o arenque assim. Rsrs. Boa sorte!!! ;)

  4. Olá novamente. Não tem nada a ver com este post mas, queria perguntar-te o que recomendas ver em Utrecht e se podes surgerir algum restaurante. Vamos completar dois anos na Holanda e decidimos ir passear para Utrecht num destes próximos fins de semana.
    Obrigada!

    1. Olá Lara! Que bom vires a Utrecht! Que estilo de restaurante procuras? – Europeu, Asiático, Marroquino, Italiano? Gostavas mais no centro centro? Ou não te importas de andar um bocadinho?

      1. Gostamos de japonês, italiano, espanhol, mexicano, etc. Não sou fã de carne. Restaurante de comida holandesa é capaz de ser má aposta, não é?! ;)

  5. Ah e estaremos de carro por isso por um restaurante que valha mesmo a pena, podemos afastar-nos do centro, sim.

    1. Ok, então aqui vão algumas sugestões de sítios que eu gosto, não muito caros e perto do centro: Te Koop (Biltstraat) comida local com um toque francês, Yum Saap Tailandês (Twijnstraat), Olivier mesmo junto à estação é uma das cervejarias mais especiais da cidade, mas tb tem boas especialidades belgas (podes encontrar algo no blog). Uniq na Voorstraat abriu há duas semanas e fui lá a semana passada e gostei bastante, tem comida do Suriname. Mais fora do centro e mais caro, mas que implica reserva, WT Café Kitchen numa torre de água, Castelo Heemstede (diria que para ocasiões mais especiais!)

      1. Parecem-me óptimas sugestões, obrigada! Alguma delas hei-de seguir, certamente. E sítios para visitar que não se pode mesmo perder. Eu gosto muito de museus, mas neste caso não convém porque levam muito tempo a visitar.

      2. Opa! A pergunta foi da Lara, mas adorei as sugestões! Anotando todas para as minhas próximas visitas a Utrecht. rsrs.

      3. Olá!
        Utrecht é realmente uma cidade encantadora. Valeu bem a visita, ainda que breve. Fomos ao Uniq e ao café Graaf Floris (que li num outro post teu).
        Obrigada!
        Beijinhos

      4. Olá Lara! E gostaste das sugestões? Ainda bem que foste ao Graaf Floris! Esqueci me desse na mensagem! Que vergonha!

      5. No Uniq o serviço, embora simpático, foi um bocado lento. Mas a comida estava boa. O q é mesmo de babar, no entanto, são aquelas appelbollen do Graaf Floris!! Entraram directa e destacadamente para o primeiro lugar das sobremesas holandesas! :)

  6. Eu näo gosto de sardinhas. Mas ouvi dizer que o arenque é mesmo muito popular na Holanda! Cá na Suécia, existe um tipo especial de arenque: surströmming (ou arenque podre). É uma tradicäo sueca, mas obviamente, nem todos gostam. Eu provei, só porque queria saber como era. Jurei para nunca mais.

Deixe uma Resposta

amsterdive.wordpress.com/

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

Desabafos em rodapé

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

