Tive a oportunidade de passar em Delft na sexta-feira passada para ir ver no FestIbérico – o festival de cinema Português e Espanhol sobre o qual já tinha escrito – o documentário “Volta à Terra“ de João Pedro Plácido.
Cheguei a Delft a correr – ultimamente não ando, corro de um sítio para outro! – quase em cima da hora do início do filme e sem comer, com o estomâgo a protestar ruidosamente. Oh suprema alegria! encontramos à nossa espera um espaço de cinema acolhedor, decorado com bandeirinhas Portuguesas e Espanholas e a vender salgadinhos Portugueses!! Depois de nos atirarmos velozmente aos croquetes e pasteis de bacalhau já sentados na sala de cinema, estavámos prontos e mais tranquilos para ver a apresentação do documentário.
E não foi por causa dos salgadinhos, que achei o documentário uma pérola. Foi filmado com muito coração e elegância, tem uma narrativa que se desenvolve a bom ritmo e com muito humor e que nos puxa para as estórias daquelas pessoas que vivem na aldeia de Uz . Ri muito, e não fui a única.
(o trailer tem uma das minhas cenas favoritas : o não diálogo com a criança em Francês)
A cereja no topo do bolo foi a presença do próprio realizador João Pedro Plácido que nos deu o seu tempo para contar histórias sobre a sua aldeia, sobre as pessoas que fazem parte dela e sobre o que queria deixar registado com este filme: uma comunidade rural que vive dum modelo agrícola à prova dos tempos, quase artesenal, e que lhe permite a subsistência em harmonia com a natureza.
Foto da apresentação do filme no FestIbérico: Luis Ribelles Photography, a partir do site to Facebook to FestIberico
Mas é também uma história sobre desertificação, sobre emigração e a eventual condenação à extinção deste modo de vida. No entanto, para mim, o melhor do filme é que não mergulha muito nestes sentimentos de abandono, mas foca-se antes no humor, nas relações e nos encontros.
Deixo mesmo a recomendação que o vejam, caso possam encontrá-lo em cartaz.
No entanto a presença Portuguesa no FestIbérico ainda não terminou! Durante amanhã e até Domingo é possível ver filmes Portugueses em Delft, nomeadamente:
- Quinta-feira 21 Abril 19.30 – John From (P, 2015, 100 min.)
- Sábado 23 Abril 19.30 – Noite Portuguesa, com Visita ou memórias e confissões (P, 1982/2015, 68 min.) e Douro, faina fluvial (P, 1931, 21 min.)
- Domingo 24 Abril 14.30 – Iberia anima-te
Fica mais uma vez a sugestão! Os bilhetes custam 11 euros e podem adquirir-se online em www.festiberico.net ou em https://www.filmhuis-lumen.nl.
Queria mesmo ter ido ver. Mas acabou por me ser impossível. Hei-de encontrar outra maneira de o ver. Que coisa esta de ser emigrante, que ao ver aquelas imagens da festa na aldeia, das velhotas a comentar a vida alheia, até se me aperta o coração. E eu nem sou da aldeia!
Foi pena, porque foi mesmo bom! MAs sim, vais encontrar outra maneira de o ver. Acho que vais gostar. beijinho