O museu Central de Utrecht tem estado num processo de renovação. Apesar de nunca ter oficialmente estado fechado, uma grande parte dos seus espaços não estavam acessíveis aos visitantes. A grande reabertura vai ser celebrada já no fim-de-semana de 23 e 24 de Abril em que o Museu vai estar aberto gratuitamente a todos que queiram visitar a nova exposição, chamada “O Mundo de Utrecht“.
Para promover esta celebração, foram instalados 3 murais gigantes em casas perto do museu, com imagens de 3 quadros que vão estar expostos nesta nova exposição. Como pedalo regularmente por estas ruas, foi muito engraçado dar de caras de repente com murais gigantes que no dia anterior não estavam lá!
Acho que os murais dão um charme à zona e ajudam definitivamente a criar um ambiente mais criativo. Já vi 2 dos murais, só me falta mesmo descobrir o terceiro:
Quadro: Bacchus (1628) por Joachim Wtewael no cruzamento entre o Catharijnesingel e a Bleekstraat
Quadro: Alegoria da fé / Allegorie van het geloof, (1626-1627) por Hendrik ter Brugghen na rua Oosterkade
Quadro: Retrato de Amalia van Solms (1602-1675) por Gerard van Honthorst. Foto por: Boy Berends, na rua Van Asch van Wijckskade
Estes murais foram produzidos e instalados pela mesma empresa que fez alguns dos murais durante o Tour de France, e que ainda estão na cidade:
Fica a sugestão para uma caminhada tipo “peddy papper dos murais” de fim-de-semana, ou mesmo quem sabe, antes da visita à nova exposição do Museu Central!
cada vez gosto mais desta expressão artística.
Eu também. Dá mais vida as ruas
Fantástico! Adoro o muro com a pintura do Gerard van Honthorst. :)
Eu tb! É esse foi infelizmente o que ainda não encontrei :(
Que legal!!! Utrecht já é linda, cheia de arte nas ruas então… Adorei! Preciso passar por aí. :)
Sim, concordo!