Festival des Métiers: os artesãos da Hermès em Amsterdam

Apanhei o tram às pressas até ao Museum Plein em Amesterdão depois do trabalho. Cortei rápido para o Vondelpark e virei à direita para o Overtoon, n.79 – Hollandsche Manege, numa tentativa de chegar ainda com algum tempo ao meu destino.

Toda esta correria, porque ontem dei de caras com um evento no facebook que anunciava que nesta antiga, mas ainda em utilização, cavalariça está patente um género de exposição itinerante e interactiva sobre as várias artes da icónica casa de moda Hermès. E hoje seria o único dia que podia lá passar…e apesar de não saber muito bem o que esperar, aventurei-me sozinha até lá.

img_8831-2

E apesar da correria para lá chegar com tempo, valeu muito a pena. Não porque seja fascinada por marcas de luxo, mas por achar importante a tradição dos ofícios que algumas destas marcas mais icónicas ainda representam e fomentam, num mundo cada vez mais industrializado e rápido.

Nesta exposição, é possível ver a equipa de artesões da casa francesa a construir in loco os seus produtos mais icónicos – os lenços, a famosa carteira Birkin, as gravatas de seda, as luvas de pele de carneiro, os relógios e as selas para montar.

E para construir estes produtos manualmente é preciso desenhar, enquadrar, cortar, pintar, rematar, esticar, etc, etc, etc.

img_8834

img_8829-1

Cada uma destas actividades está representada por um artesão da equipa, que explica a sua arte  e como se processa o trabalho. Como os artesões são franceses, há também por cada actividade um tradutor que ajuda com a explicação em Holandês e em Inglês. Quase todos repetiram que por questões de rigor de qualidade (afinal estão dentro de uma cavalariça cheia de pó) e por respeito ao “Made in France“ nenhum daqueles produtos é comercializado, servindo apenas como uma montra dos seus trabalhos e tradição.

Das várias actividades, a impressão dos lenços foi a que mais me fascinou. Um processo milimétrico totalmente manual, em que o artesão vai trabalhando com vários painéis que formam o padrão do lenço, passando tinta, da cor mais escuro à mais clara, camada a camada. O desenho destes painéis é outra arte especializada. Até o remate dos lenços é feito à mão pelas mãos habilidosas de uma equipa de costureiras.

img_8827

Os materiais usados em todas as actividades são realmente nobres e a forma de os trabalhar é também muito especial. E na minha opinião é isso que significa luxo: a extraordinária mestria de dominar uma arte. E esta definição não é elitista: luxo tanto pode ser uma gravata Hermès, ou as camisolas de lã que a minha querida avó me tricota!  O verdadeiro luxo está literalmente nas nossas mãos, na nossa capacidade em criar algo especial.

Para quem curiosidade neste tipo de actividades vale sem dúvida uma espreitadela (até porque a entrada é absolutamente gratuita! ;) )  Vai estar até ao próximo fim-de-semana das 11h-19h.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: