São Valentim é uma data comercial, é sim senhor. Aqui na Holanda umas semanas antes do dia 14 de Fevereiro os corações cor de rosa aparecem nas lojas a palpitar. Os chocolates surgem por todo o lado a piscar-nos o olhinho. E os ursos de peluche estão prontos a abraçarem a mais fria das almas. Discutia eu na sexta-feira com um grupo que é sem dúvida uma data polarizante: uns adoram, outros odeiam.
Eu, por me lembrar dos meus anos de solteira, em que detestava o frenezim socialmente muito correcto dos jantares a dois, dos programas muito cutchi-cutchi, passo bem sempre grandes programas nesse dia. Mas confesso que adoro receber flores, em qualquer dia do ano! E dia de São Valentim é uma excelente desculpa para um conjunto fresquinho lá por casa. Sou uma vendida.
E acho especial piada receber flores neste dia, porque o ano passado fui visitar a FloraHolland nas vésperas do dia 14 de Fevereiro, e deu para perceber a dimensão desta indústria…!
Na Holanda são transaccionadas milhões de flores anualmente, mas as rosas sofrem um pico de transacção em Fevereiro.
Foi fascinante ver os carrinhos nos gigantes armazéns da FloraHolland carregados de rosas, prontas a ser distribuidas por toda a Holanda e por todo o mundo, numa corrida contra o tempo.
As minhas flores, passaram muito provavelmente pelo mesmo processo, muito possivelmente pelo mesmo armazém, até chegarem a mim!
Se for como o ano passado, o cúpido ou São Valentim fartou-se de facturar apenas em rosas. E eu não me importo nada com isso…as flores alegram mesmo a minha sala!
____________________________________________________________________
Este post foi escrito para o projecto “Boteco das Tertúlias”, em colaboração com 3 fantásticas bloggers.
Para conhecerem os seus dias de Valentim, basta clicarem aqui, aqui e aqui!
Tu tens sempre forma de, além de nos falares do tema, nos educares! Adoro flores, também, e realmente nunca tinha visto tanta flor junta! Gostei muito!
Acredita eu também nunca tinha visto tanta flor junta!!!
A Holanda é exactamente conhecida pelas suas flores maravilhosas. Quando aí estive trouxe sementes de tulipa para plantar qd chegasse a Portugal, mas não sei o que se passaou aquilo nnca deu em nada. Devem ser os meus dotes de jardineira que deixam muito a desejar.
Plantaste no Inverno? A altura do ano é importante para as tulipas!