Resolução para o novo ano

Há um medo que me tem vindo a assaltar o espírito, mês após mês, neste ano que passou.
Tomei como resolução para o novo ano, não deixar que o medo tome conta de mim, apenas que me torne ágil e alerta, mas não frágil.

O medo para mim começou em Agosto quando o comboio que às vezes apanho para ir a Bruxelas foi salvo de um ataque pelos militares que lá seguiam viagem. Imaginei-me sentada naquele comboio, com as tralhas normais – casacos, mochila do computador, carteira, e toda a parnafernália que me acompanha normalmente – e impotente perante o cenário que foi descrito na televisão.

Depois vieram os ataques de Paris a 11 de Novembro e a descoberta que os atentados tinham sido planeados e executados por residentes de Bruxelas. E por coincidência, tinha há bons meses o fim-de-semana seguinte planeado com a minha família em Bruxelas. Carros militares, polícias pesadamente armados, equipa especiais anti-bomba, snipers: foi possível ver tudo isto, logo nos primeiros 500 metros da porta do nosso hotel.

Foto: a praça central de Bruxelas, horas antes do nível maximo de alerta terrorista ser definido.

Tudo correu bem, felizmente saimos da cidade antes do alerta mais alto de atentado e as coisas passaram, mas ficou mais um bocadinho de receio.

Veio Dezembro e o Natal estava à porta. Tive que trabalhar na Alemanha, perto de Colónia e tive a excelente oportunidade de visitar durante a noite, depois dos dias de trabalho os famosos mercados de Natal da cidade, de fazer algumas compras e relaxar, mesmo sendo no meio do rebuliço tipico das épocas mais altas para o turismo na cidade.

Semanas depois, mesmo no ínicio do ano, veio a notícia que naquele mesmo sítio, centenas de mulheres foram agredidas por um grupo organizado. Na mesma praça, em que passei umas boas vezes, onde começavam os mercados de Natal e onde tudo parecia tão luminoso.



 Foto: os mercados de Natal em Colónia

Os episódios de medo repetem-se nos últimos dias. E tocam outras pessoas de outras formas, tal como estes eventos me tocaram a mim em particular. A onda propaga-se e aqueles que gostariam de ganhar rejubilam. Todos os outros choram e o seu coração aperta-se.

Sei que nunca estarei totalmente imune a deixar influenciar-me pelas notícias que me chegam, mas como resolução de novo ano, não quero ceder ao medo – temer quando entro no comboio todas as manhãs, pensar duas vezes quando visito uma cidade ou refrear-me a andar sozinha.  Todos os dias é preciso manter a alegria mesmo que não seja uma alegria inocente e despreocupada. Num fundo uma resolução para 2016 e um desejo profundo de paz!

____________________________________________________________________

Boteco

Este post foi escrito para o projecto “Boteco das Tertúlias”, em colaboração com 4 fantásticas bloggers. Para conhecerem as suas resoluções de ano novo, basta clicarem aqui, aqui, aqui e aqui.

 

2 comentários

  1. Olá, reconheço algumas das tuas preocupações, infelizmente…
    Hoje voltei a Paris, mas da útima vez que cá estive foi quando tudo aconteceu. Vim directamente de Istambul, onde tinha havido eleições e ainda vi manifestações de jovens com petardos e a polícia a ir-se embora e eu e os meus colegas com medo. Passei um fds sozinha por lá e voltei ao hotel assim que ficava escuro. E houve recentemente o atentado no local onde também lá passei em Novembro.
    Portanto depois de 2 semanas de trabalho, estava ko, aterrei no aeroporto CGD e o taxista pergunta se eu estava a par dos acontecimentos. Cansada e a tentar relembrar o francês, foi uma corrida de táxi alarmada até chegar ao hotel, a tentar saber de notícias pelos amigos no whatsapp, em Português ou Inglês. Saí do hotel timidamente no sábado a ver se encontrava comida, com a família a dizer para não sair de sítio dito seguro… era a 10min da Torre Eiffel, alvo óbvio, silencioso, fechado, coisa rara. Tinha estado na Disney de Paris em Julho, imagino a confusão instalada nesses dias com o parque fechado, coitadas das crianças, a desilusão e incompreensão… e a paciência dos pais a tentar explicar?…
    Nesse fds, de planos arruinados, claro, tive amigos em situações de (falso) alarme, aquelas correrias e coisas partidas a fazer barulho, mas viver os acontecimentos in loco não dava segurança nenhuma, cidade vazia, o que fazer? A cada som de ambulância ou polícia saltava o coração… Muita polícia nas ruas e controlo de malas até no escritório. Segurança multiplicada devia dar sinais de… segurança, mas ficamos mais inseguros a ver armas e presença policial, não estamos habituados…
    Regressei dessa viagem pela Air France, onde tinha havido ameaças de bomba e aviões desviados. O avião estava vazio, tal foram as desistências…
    E também passei na Bélgica na altura do alarme. Hoje vim de Thalys e é claro que me passou pela cabeça os acontecimentos de há uns meses atrás. Não estava lá eu mas estava o meu chefe a regressar a Paris.
    O que fazer? Seguir a vida normal dentro dos possíveis… Estar alerta, dos perigos, da situação, mas tentar não entrar em paranóia… há tantos factores a ter em conta…
    Quando éramos pequenos havia outros medos… água, mar, cães, pássaros, andar de bicicleta?
    Ter cuidado a atravessar a rua, ser assaltados por “simples” carteiristas, ser atingidos por um raio em noite de tempestade?
    Passo diariamentee no túnel de Schiphol para ir para o trabalho, no comboio…
    Colónia não está relacionado, mas também já lá estive em mercados de Natal e o que se passou, infelizmente, pode-se passar em qualquer sítio, em qualquer noite ou esquina :(

    Hoje em dia aprendemos a viver com isso, mas nunca conseguimos controlar tudo…

    Mantém-te contactável, com bateria no telemóvel (e um power bank, já agora…) e siga! Temos a sorte de viver em sociedades abertas, não há que desperdiçar a liberdade de podermos sair de casa, de andar sozinhas (como mulheres), de termos casa e salário para jantar fora, ir ao cinema e conviver com amigos…

    1. Joana, é exactamente isso! E são bons conselhos. Não consigo imaginar o que é estar em Paris nesse fim de semana…estar em Bruxelas no fim-de-semana seguinte já foi impressionante pelas piores razões, mas como dizes, é preciso mesmo chutar a bola para a frente e jamais perder a apreciação pela sociedade livre em que vivemos. Muito obrigada pelo comentário (é bom saber que não estou sozinha!)

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

