Um dos marcos da cidade de Utrecht é a famosa cadeira de Rietveld, pintada nas cores primárias. Já escrevi um post sobre a famosa cadeira e como faz furor em leilões internacionais. O museu central de Utrecht presta-lhe constamente homenagens em vários exposições. Existem kits que se podem comprar “monte a sua própria cadeira Rietveld“ à venda em várias lojas de design na cidade. Já vi algumas para os mais pequeninos e tudo.
A cadeira tem uma aura de celebridade entre amantes de arquitectura e design (apesar de não ter um ar particularmente confortável)
Foto: a famoso cadeira Rietveld no Museu Central
Foto: uma homenagem a Rietveld durante a Tour de France num mural da cidade
Ora quem já viu, ouviu e leu tanto sobre uma cadeira Holandesa nos últimos 3 anos, fica genuinamente ansiosa por ver a exposição “A cadeira Portuguesa”. Esta exposição está a tentar elevar a nossa conhecida cadeira dos cafés e esplanadas, a um estatuto de fama, ou pelo menos de reconhecimento!
Se forem como eu, nunca vos passou pela cabeça que esta cadeira é algo mesmo típico de Portugal – um produto nacional que marca a paisagem de Norte a Sul do País. Sentei-me milhares de vezes num destes modelos produzidos pela empresa Adico, mas nunca reparei efectivamente neles.
Por isso, não poderia deixar de aplaudir os esforços de trazer esta beleza nacional para ribalta, nesta exposição que convidou vários artistas nacionais a reintrepretá-la.
Fica aqui um resumo das minhas favoritas:
Mais uma sugestão de exposição para ver até dia 31 de Janeiro, desta feita em Cascais, mas que me fez lembrar Utrecht!