Viajar (a trabalho) pela vizinhança Holandesa

Em Novembro o tema do Boteco é viagens. Mas nos últimos meses, quase tudo tem sido trabalho para mim, e viajar não tem sido uma exceção. Mas viajar a trabalho não se enquadra a 100% na minha definição de “fazer uma viagem”.

Boteco

Viagem no sentido que mais aprecio, implica disponibilidade e tempo para disfrutar de uma nova realidade, de uma paisagem diferente e de um estado de espírito que foge da rotina do dia-a-dia. Não é preciso ir para lugares exóticos para conseguir o sentimento especial de se estar em viagem, em que o tempo abranda e se saboreiam as coisas com olhos mais atentos. Na verdade, o “vá para fora cá dentro”, seja em Portugal ou na Holanda, tem me proporcionado boas viagens.

Agora, viajar a trabalho, raras as excepções, limita-se a uma deslocação com pequenos momentos de descoberta, entre a azáfama das horas. A viagem a trabalho é escrava de relógios, horários e compromissos. Um comboio para apanhar, outra reunião para ir, o trânsito para evitar!

E foram assim as minhas 3 últimas semanas: viagens de trabalho, com alguns momentos de reflexão, em comboios ou perdida no trânsito nos países vizinhos da Holanda.

Alemanha

“Olhem afinal até as “nuvens” são made in Germany!” A piada que consegui fazer, depois de umas largas horas de viagem entre paisagem industrial. Ainda me surpreendem a quantidade de camiões nas estradas e as muitas chaminés que se vêem na paisagem Alemã, comparativamente com a Holanda.


Claro que não é só de paisagem industrial que se consegue disfrutar. A caminho do almoço em Cologne, a lindíssima ponte que une o centro empresarial ao centro histórico, carregadissima de cadeados com promessas de amor eterno, e a complicar a vida dos engenheiros e dos seus cálculos de estabilidade!

A Catedral de Colónia vê se ao fundo da primeira foto, mas só ao final do dia, é que consegui passar pela praça central e dar-lhe um olá e adeus rápido. Ficou a vontade de voltar com mais tempo!




Bélgica

Durante 8 horas de comboio foi este o momento que consegui capturar, mesmo na saída de Antuérpia. Bon voya…ge! Aproveitei para pôr a leitura em dia e deixei-me levar no embalo das estações que passam, e que transformam o sotaque holandês no sotaque flameco, conforme os passageiros entram e saiem.

Luxemburgo

O Nevoeiro cerrado durante o dia, não me deixou tirar fotos nem ver como é o sítio onde fique instalada: a pequena Suíça Luxemburguesa! As imagens dos panfletos em cima do balcão do hotel prometiam maravilhas: montanhas, floresta e castelos. Muitos prometiam passeios de BTT e caminhadas pela natureza, a única coisa que me apetece fazer nos últimos tempos. A pequena “Suíça Luxemburguesa” e que tanto me faz lembrar de Portugal. Os nomes dos restaurantes, a cara familiar pessoas que nos atendem, o som de português falado aqui e ali.

IMG_5466

Talvez o único benefício da viagem a trabalho seja mesmo a vontade que fica em viajar como deve ser! A vontade de ter tempo para entrar em catedrais, para provar as iguarias locais, ver os castelos e fazer caminhadas. Vontade de voltar a ter tempo e não ser comandada por ele.

4 comentários

  1. Mesmo em trabalho, vale sempre a pena. Trazemos sempre alguma coisa connisco, quanto mais não seja o desejo de voltar. :-)
    O trabalho já me levou à China. Se quiseres espreitar a minha experiência aqui tens o link: http://alimonadadavida.blogspot.pt/2014/08/o-dia-em-que-fui-china-ou-quando-fiquei.html

  2. Olá, pelo menos o teu trabalho não é monótono, sempre dás umas voltinhas! Para a proxima vais em lazer ;)

  3. Apesar de falares nas viagens de trabalho, e que elas não são o mesmo que as de lazer, este post deu-me vontade de viajar! Gostei muito! E se alguma vez regressares à Antuérpia era bom combinarmos para tomar um café! Não vivo extremamente perto, mas gosto sempre de lá ir! :D

  4. Exacto! Mesmo em trabalho, vale sempre a pena. Felizmente, agora também tenho essa sorte :)

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

