Na continuação do último post, existem marcas em Utrecht que vão ficar como boas recordações da Tour de France.
Um outro projecto relacionado com a tour na cidade, e que vai permanecer para ser apreciado, é uma aplicação para telemóvel – chamada Schaduwpeloton (pelotão da sombra), que foi desenvolvida a partir de um sistema de geolocalização, e que indica um percurso de poesia para se fazer de bicicleta ou andar pela cidade.
O percurso é parcialmente o mesmo feito pelos ciclistas durante o Tour de France, e em cada ponto importante desse percurso, a aplicação sugere ouvir-se um poema escrito por um poeta Holandês escrito sobre esse local. A aplicação vai indicando quantos metros faltam para podermos abrir o novo poema e ouvi-lo declamado só para nós, em Inglês, Francês ou Holandês.
Compreender poesia em Holandês é um grande desafio para mim, por isso fiz quase todo o percurso com os poemas em Inglês, e estou rendida ao conceito. Certos recantos ganharam uma nova cor e uma nova perspectiva para mim.
Sítios com poemas (escondidos!)
Gostei particularmente de um poema dedicado à Biltstraat que falava da história desta rua em Utrecht.
Que bom seria ter uma aplicação com poemas dos grandes poetas Portugueses, sobre os locais que escreveram, para serem ouvidos nesses mesmo locais!
É pena que esta aplicação não se renove com novos poemas, e esteja limitada e este percurso, e aos seus 13 poemas. No entanto, fica a sugestão!
Caso algum de vocês tenha curiosidade em ver se há um poema perto de vós em Utrecht basta aceder aqui! Boas declamações :)
De facto fazer o mesmo em Portugal com os poemas dos nossos era uma excelente ideia :D
(tenho os sacos da bike iguais aos teus :p segui os teus conselhos e tenho uma rubrica nova sobre micróbios :D)
Tambem acho que seria uma excelente ideia.
Ahaha! Vou ja passar pelo teu cantinho :)
Deixei agora um comentario…mas honestamente algo de estranho aconteceu quando cliquei em send…ve la se o consegues ver! bjs
Não ficou :(
Incrível! Adoro a ideia