Temos tentado passar todos os fins-de-semana solarangos ao ar livre. Tem crescido em mim um género de ansiedade estranha: simplesmente não consigo estar dentro de 4 paredes quando está bom tempo. Por vezes basta-me a varanda de casa para matar esta pequena angústia, mas quanto mais ao ar livre melhor. O bom tempo é tão limitado, que se torna um género de obsessão em aproveitar cada segundo de sol, com o objectivo de armazenar para o ano inteiro.
Um dos nossos programas tem sido conhecer a Holanda a pedalar. Geralmente juntamos a visita a uma cidade, a uma pequena volta de bicicleta pelas suas redondezas.
No fim-de-semana passado foi a vez de irmos conhecer Zwolle. A cidade é muito bonita e acolhedora. Visitámos a livraria que já falei aqui no blog, passámos pela Igreja e nos principais pontos de interesse e almoçámos qualquer coisa no mercado.
Depois decidimos fazer uma volta de bicicleta a partir de Zwolle, com base numa rota que pesquisámos no route.nl, que passava por algumas quintas biológicas de queijo e chá.
A rota chama-se “Rota dos Sabores do IJsseldelta“, e apesar de não termos grandes expectativas quanto aos “sabores” que iamos encontrar, pareceu-nos uma boa aposta tentar conhecer uma vertente mais gastronómica da região.
Apesar de não termos feito o percurso completo, o que pedalámos não desiludiu de forma alguma.
O caminho junto ao rio é lindissmo e as duas quintas em que passámos deram-nos bons momentos de descanso.
Uma das quintas – de Vreugdehoeve – especializa-se na produção de leite de ovelha biológico e tem uma gelataria excelente!
Nunca tinha provado gelado feito de leite de ovelha e posso dizer que é quase igual ao normal de vaca. Aparentemente o leite de ovelha, neste caso para além de ser biológico, tem a vantagem de ser menos gordo, e ser mais bem assimilado, especialmente para quem é intolerante à lactose.
Depois de pedalar os gelados desaparecem rápido das nossas mãos! Não há fotos infelizmente!
Junto à gelataria ainda tivemos a oportunidade de ver a ordenha das ovelhinhas: distância mais curta entre matéria-prima e produto final é quase impossível!
Temos imensos percursos de bicicleta que ainda gostaríamos de fazer! Não quero que se torne uma prova contra-relógio para aproveitar o bom tempo, mas não se pode desperdiçar oportunidades em dias solarengos.
Parece-me muito bem. Assim aproveitam o bom tempo, o passeio e ainda fazem exercício! ;)
Sem duvida T.! Este fim-de-semana esteve pessimo tempo e ja sinto falta de luz outra vez
Já este fim-de-semana com a tempestade fizeram uma digressão pela vossa casa :p
Mt giro e fazem muito bem aproveitar ;)
Ahaha! Exacto, foi a grande volta em 60m2: da cozinha para a sala, e volta! xD
Parece-me bem o gelado de ovelha 😃