Utrecht fez ontem 893 anos! 893 anos! Em 1122 Utrect ganhou estatuto de cidade. No mesmo ano Dom Afonso Henriques, aquele que viria a ser o primeiro rei de Portugal, opunha-se oficialmente à posição de sua mãe sobre o território a Norte na Ibéria, que viria a ser parte da fundadora da nação lusitana.
Esta comparação temporal dá bem a noção de quão antiga é esta cidade onde agora vivo, faz apenas 2 anos. 2 anos em 893. Sou uma das muitas almas que já por aqui andaram nestes anos todos. Quando pedalo cidade acima e cidade abaixo, e ao repousar a vista num ou noutro edifício, assalta-me muitas vezes a curiosidade de saber quem ali viveu. As casas nos canais mais antigos acolheram certamente gerações inteiras e inúmeras famílias. Os canais testemunharam amor e guerra, fome e fartura, verões quentes e tempestades de gelo. Assistaram a sucessos e falhanços, reformas e revoluções.
Acho que em qualquer sítio assim antigo, se sente uma aura especial, uma reverência pelo tempo que passou e pelas pessoas que foram construíndo aquilo que está hoje para nós vermos.
O aniversário de uma cidade, é o aniversário de todos os seus habitantes.
Pena o tempo ter estado cinzento e chuvoso para celebrar como deve de ser. Os planos para as festividades ficaram muito aquém do que podiam ter sido. Tive oportunidade de passar apenas pela Igreja do Dom para ouvir um dos concertos que se organizaram pela cidade.
Apesar do mau tempo, Parabéns Utrecht por mais um ano! Tem sido um prazer passar este tempinho juntas!