Ofereceram-me uma toalha de mesa no mínimo especial. Foi feita nos dias de hoje utilizando técnicas de tecelagem do início do séculos XIX com máquinas recuperadas da mesma altura, existentes no museu da Tecelagem em Geldrop.
Explicaram-me que os teares, autênticas maravilhas da tecnologia ainda hoje, estão em plena utilização por tecelões que trabalham no museu como voluntários, para manter vivas estas técnicas da indústria têxtil. Fazem e vendem panos de cozinha, toalhas de mesa e guardanapos. O que me surpreendeu mesmo foi o ponto que se seguiu na explicação deste presente: a melhor forma de preservar as cores da toalha, seria mergulhá-la em água com vinagre durante uns bons minutos.
Honestamente, nunca tinha ouvido falar desta dica para preservar cores em tecidos e demorei umas boas semanas até aplicar a técnica, ainda meio desconfiada do resultado final. Pivete a vinagre para sempre na toalha era o resultado mais esperado por mim.
Antes de mergulhar a dita água com vinagre, pesquisei na internet e vários sites confirmaram que o vinagre é uma excelente forma de prender as cores aos tecidos. A verdade é que depois de a enxaguar e lavar, não perdeu cor quase nenhuma.
Fica a esta dica “holandesa” sobre tecidos e a vontade de um dia visitar o museu de tecelagem em Geldrop!
Adoro o minimalismo das tuas fotos! Lindas!
Obrigada! :) acho que estas correram bem!