Tradições Holandesas na Páscoa – parte 1

A uma semana da Páscoa aprendi que umas das tradições associadas a este período aqui na Holanda é fazer uma “árvore“ de Páscoa, ou como se chama aqui “Paastakken“.

No fundo é um género de árvore de Natal, mas em versão arbusto e primaveril. Ou seja as bolas são substituídas por ovinhos, e as renas, por coelhos e passarinhos. O aspecto final varia muito consoante o tipo de planta / arbusto utilizado e a decoração feita.

easter-tree2 eastertree_2516643b

Easter tree 1

(Fotos retiradas da Internet)

Esta tradição de enfeitar árvores na Páscoa é originária da Alemanha, onde algumas pessoas levam esta tradição a preceito, não apenas em pequenos arbustos, mas em grandes árvores.

Volker Kraft(Foto retiradas da Internet)
Aqui na Holanda a tradição está a ganhar aceitação sobretudo como decoração de interiores e como tradição familiar. Os tais ramos de arbusto estão para venda em muitos supermercados, e a ideia é que sejam decorados em família no Domingo de Páscoa. Simbolizam por um lado o rejuvenismento da Primavera (e a ressureição de Cristo), mas também as nossas raízes, os antepassados.

Obviamente que depois de descobrir esta tradição, não resisti em comprar um raminho para decorar!

Mas tenho para mim, que a decoração vai ficar para segundo plano por falta de tempo…. No entanto é sempre bonito ver o desabrochar da Primavera na nossa sala de estar.

5 comentários

  1. Também não dispenderias de muito tempo :p há decorações em qualquer supermercado a preços em conta já com os ovos pintados e tudo ;)

    1. Vou comprar uns e depois partilho 😄

  2. os alemäes tem a mesma tradiçäo… tem uma Paastakken na minha casa também (com ovos pintados com verni para unhas) ;)

    1. Ana, que maximo! tens que colocar uma foto da tua Paastakken no teu blog para eu ver :)

  3. […] sempre arranjei algum tempo para decorar a minha árvore de Páscoa, ou como é aqui conhecida Paastakken!  Acho que ficou tão bonita e alegra muito o ambiente à nossa volta, que planeio mantê-la mais […]

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

