A uma semana da Páscoa aprendi que umas das tradições associadas a este período aqui na Holanda é fazer uma “árvore“ de Páscoa, ou como se chama aqui “Paastakken“.
No fundo é um género de árvore de Natal, mas em versão arbusto e primaveril. Ou seja as bolas são substituídas por ovinhos, e as renas, por coelhos e passarinhos. O aspecto final varia muito consoante o tipo de planta / arbusto utilizado e a decoração feita.
(Fotos retiradas da Internet)
Esta tradição de enfeitar árvores na Páscoa é originária da Alemanha, onde algumas pessoas levam esta tradição a preceito, não apenas em pequenos arbustos, mas em grandes árvores.
(Foto retiradas da Internet)
Aqui na Holanda a tradição está a ganhar aceitação sobretudo como decoração de interiores e como tradição familiar. Os tais ramos de arbusto estão para venda em muitos supermercados, e a ideia é que sejam decorados em família no Domingo de Páscoa. Simbolizam por um lado o rejuvenismento da Primavera (e a ressureição de Cristo), mas também as nossas raízes, os antepassados.
Obviamente que depois de descobrir esta tradição, não resisti em comprar um raminho para decorar!
Mas tenho para mim, que a decoração vai ficar para segundo plano por falta de tempo…. No entanto é sempre bonito ver o desabrochar da Primavera na nossa sala de estar.
Também não dispenderias de muito tempo :p há decorações em qualquer supermercado a preços em conta já com os ovos pintados e tudo ;)
Vou comprar uns e depois partilho 😄
os alemäes tem a mesma tradiçäo… tem uma Paastakken na minha casa também (com ovos pintados com verni para unhas) ;)
Ana, que maximo! tens que colocar uma foto da tua Paastakken no teu blog para eu ver :)
[…] sempre arranjei algum tempo para decorar a minha árvore de Páscoa, ou como é aqui conhecida Paastakken! Acho que ficou tão bonita e alegra muito o ambiente à nossa volta, que planeio mantê-la mais […]