Uma das memórias da minha juventude é o eclipse solar de 11 de Agosto de 1999. Estava na praia no Algarve com a minha família preparados para o evento com uns filtros improvisados para olhar para o sol, que o meu irmão arranjou.
Ora um dia de Agosto no Algarve, pede fato de banho e protecção solar, mas lembro-me perfeitamente quando o eclipse atingiu o seu máximo, ficou frio ao ponto de termos que voltar a vestir uma t-shirt e os calções. O areal inteiro também ficou em silêncio a ver a magia do universo em que vivemos.
Aos poucos o calor voltou e o dia de praia retomou a sua normalidade, mas a memória do frio e do silêncio numa praia cheia em pleno Agosto ficou na minha memória.
Ora hoje tinha planos para reviver esse momento, mas apercebi-me que ter expectativas de ver um eclipse solar na Holanda é um pouco parvinho da minha parte. É que o sol aqui está quase em eclipse constante! Não é a lua que o tapa, mas sim as malditas nuvenzinhas e nevoeiro.
Ora vejam o fascinante fenómeno astronómico testemunhado por mim esta manhã aqui na Holanda.
Início do eclipse solar: um soberbo nublado azulado
E tchanannn! o pico do eclipse solar às 10h47: nuvens mais escuras!
Impressionante, hein? E agora ao final do dia? Um soberbo sol de Primavera!
Que tempo chatinho e não cooperativo! :)
eu ainda vi uma nesga de sol tapado pelo satélite. isto pelas nove horas da manhã, zona centro, Portugal!
Bom fim de semana. :-)
Bom fim de semana!! :)
Por cá estava bom tempo e notou-se bem! mas eu n tinha os óculos proprios e ocorreu durante a chegada do meu contentor. passei o tempo a desempacotar caixas… escusado será dizer que os homens das mudancas pediram licenca para interromper o trabalho por 15 min… para ver o eclipse! disseram k era especial para eles… ;)