O quão chatinho foi o eclipse solar aqui na Holanda

Uma das memórias da minha juventude é o eclipse solar de 11 de Agosto de 1999. Estava na praia no Algarve com a minha família preparados para o evento com uns filtros improvisados para olhar para o sol, que o meu irmão arranjou.

Ora um dia de Agosto no Algarve, pede fato de banho e protecção solar, mas lembro-me perfeitamente quando o eclipse atingiu o seu máximo, ficou frio ao ponto de termos que voltar a vestir uma t-shirt e os calções. O areal inteiro também ficou em silêncio a ver a magia do universo em que vivemos.

Aos poucos o calor voltou e o dia de praia retomou a sua normalidade, mas a memória do frio e do silêncio numa praia cheia em pleno Agosto ficou na minha memória.

Ora hoje tinha planos para reviver esse momento, mas apercebi-me que ter expectativas de ver um eclipse solar na Holanda é um pouco parvinho da minha parte. É que o sol aqui está quase em eclipse constante! Não é a lua que o tapa, mas sim as malditas nuvenzinhas e nevoeiro.

Ora vejam o fascinante fenómeno astronómico testemunhado por mim esta manhã aqui na Holanda.

Início do eclipse solar: um soberbo nublado azulado

E tchanannn! o pico do eclipse solar às 10h47: nuvens mais escuras!

Impressionante, hein? E agora ao final do dia? Um soberbo sol de Primavera!

Que tempo chatinho e não cooperativo! :)

3 comentários

  1. eu ainda vi uma nesga de sol tapado pelo satélite. isto pelas nove horas da manhã, zona centro, Portugal!
    Bom fim de semana. :-)

  2. Por cá estava bom tempo e notou-se bem! mas eu n tinha os óculos proprios e ocorreu durante a chegada do meu contentor. passei o tempo a desempacotar caixas… escusado será dizer que os homens das mudancas pediram licenca para interromper o trabalho por 15 min… para ver o eclipse! disseram k era especial para eles… ;)

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

