Utrecht – Roterdão
Roterdão – Bruxelas
Bruxelas – Diegem
Diegem – Antuérpia
Antuérpia – Roterdão
Roterdão – Utrecht
Acreditem que não é para me gabar. Fazer isto em menos de 24 horas de comboio é um pesadelo. No entanto estou a aproveitar para pôr em dia os meus mais recentes projectos literários em Holandês: “Duel” de Joost Zwagerman e “Stad in de Storm” de Thea Beckman.
O primeiro livro surgiu na minha vida porque me juntei recentemente a um “Book club” formado pela minha sempre inspiradora e empreendedora professora de Holandês e alguns dos seus alunos, que estão interessados em saber mais sobre literatura Holandesa.
O objectivo é escolher conjuntamente um livro interessante e relativamente fácil por mês, lê lo em simultâneo com as outras pessoas do grupo, e depois tentar conversar sobre o livro, num encontro simpático ao final do dia.
Na verdade, sempre quis pertencer a um clube literário, porque acho que dá uma motivação extra para ler e também porque nos faz olhar através de diferentes perspectivas sobre o que acabamos de ler. Afinal as interpretações de uma obra literária variam consideravelmente (e ainda bem) de pessoa para pessoa.
No entanto, estou apreensiva: será que consigo ler o livro escolhido num mês? Será que consigo perceber as nuances tentando ler mais rápido? Será que estou preparada para este nível? Não estivesse eu num comboio neste momento, talvez a expressão “para a frente é que é caminho não fizesse tanto sentido. Vamos a mais uma página portanto!
O outro livro “Storm in de Stad” apesar de gordo e grande, estou a achá-lo fácil e muito interessante, especialmente para quem vive em Utrecht. É um livro juvenil que retrata o que se passou na cidade durante a terrível tempestade que destruiu parte da Igreja do Dom. Estou a lê-lo nas minhas sessões do Gilde com grande prazer também. Recomendado para quem está a iniciar-se em leituras na língua holandesa e gosta de história!
Desse lado alguém recomenda leituras? Vale Inglês, Português e Holandês :)