Stamppot, um prato típico Holandês, em que um purê feito de batata e couve (ou de outros vegetais) é acompanhado por uma valente salsicha.
Couve, espinafres, cenouras e cebola, (ou basicamente o que houver no frigorífico) são “migadas” com a batata, e às vezes acompanhadas por queijo ou bacon.
Uma verdadeira refeição de alimento, para combater os rigores do Inverno. Há quem lhe chame comida de agricultor. Há quem ache que não prima pela sofisticação.
Em boa verdade, é um dos únicos pratos típicos da Holanda, e por isso não nos temos importado com as conotações negativas de falta de sofisticação e começamos o caminho de tentar dominar este incontornável marco da cuisine Holandesa!
E eis o nosso primeiro stamppot!
Desde esta primeira tentativa, já experimentámos outra combinação do purê, com couve em vinagre. As combinações são infindáveis apesar do conceito ser sempre o mesmo. No fundo, não queríamos perder a oportunidade de aprender a fazer algo típico da Holanda, para mais tarde recordar.
É agradável, puré com vegetais não é assim um prato super XPTO, a nossa cozinha é muito mais variada, mas sabe bem no inverno quentinho…
Concordo inteiramente! :) Ja experimentaram fazer Stamppot?
[…] Depois de termos tentado executar com distinção um stamppot em casa, foi a vez da muy Holandesa sopa de ervilhas e também conhecida por Erwtensoep. […]
[…] de pratos tradicionais Holandeses. Os mais conhecidos acho que já fui mencionando aqui no blog: stamppot, erwtensoep (sopa de ervilhas) ou os croquetes e fritos, por […]