“o mundo devia saber que antes de haver uma cadeira Rietveld pintada a azul, vermelho e amarelo, existiu uma cadeira não pintada!”
Foi com esta afirmação que um curador do Vitória and Albert Museum em Londres justificou ter pago em leilão, pela tal cadeira não pintada, 300 mil euros.
A excitação do curador era tanta, naquele documentário sobre a famosa cadeira feita pelo carpinteiro (e famoso arquitecto) de Utrecht, que não consegui deixar de dar uma longaaaa gargalhada. Parecia-me a mim, que o mundo tem outras prioridades de conhecimento, do que saber que antes de Rietveld se ter lembrado de pintar a cadeira, vendeu umas tantas não pintadas. Prioridades à parte, em boa verdade a curiosidade de ver ao vivo a famosa cadeira, que arrasa em leilões por esse mundo fora, cresceu.
Felizmente Utrecht é o sítio certo para matar essa curiosidade. No Centraal Museum é possível ver ambas as versões da cadeira e outro mobiliário feito por Rietveld.
Neste momento está patente uma exposição neste museu, que se centra no percurso de Rietveld como carpinteiro, e no percurso do seu mestre Klaarhamer. O mestre de Rietveld, foi eventualmente ultrapassado pelo seu pupilo, e durante anos viveu num género de sombra criativa do aluno. As grandes criações de mobiliário de Rietveld, foram copiadas por Klaarhamer, como se pode ver na foto em baixo.
De uma simplicidade de design e modernidade à frente do seu tempo, as criações de a Rietveld parecem deslocadas no tempo, e é aí que reside parte do valor das suas obras. Rietveld desenhou a famosa cadeira azul e vermelha em 1917 e é muito interessante ver fotografias do início do século, em que mulheres de saias longas e blusas compostas, homens elegantes de chapéu, posam num cenário futurista de linhas minimalistas e baseado em cores primárias.
Ainda ficou muito para conhecer da obra de Rietveld, sobretudo a sua famosa casa em Utrecht, patrimônio da Unesco, que é um templo de peregrinação de arquitectos na cidade.
No entanto na exposição, podemos experienciar o que é sentarmos nos, numa réplica da cadeira, que motivou o curador do Victoria and Albert a investir 300 mil euros. Um autêntico luxo :)
Eu ficaba com a simples em madeira… sem cores!
[…] dos marcos da cidade de Utrecht é a famosa cadeira de Rietveld, pintada nas cores primárias. Já escrevi um post sobre a famosa cadeira e como faz furor em leilões internacionais. O museu central de Utrecht presta-lhe constamente homenagens em vários exposições. Existem kits […]