Na mercearia do Senhor Belmiro (para quem não conhece é um grande supermercado em Portugal) os meus cereais favoritos:
Na mercearia do Senhor Alberto Hein na Holanda os meus cereais favoritos:
O choque já vem desde há dois anos para cá quando me mudei para a Holanda e descobri esta diferença de preço. Mas aumentou estas férias de Natal, quando voltei a fazer compras por terras Lusas.
Esta semana, vi no facebook esta imagem sobre diferenças de preços no IKEA por essa Europa fora, cuja veracidade não apurei, mas que mostra o consumidor Português a ser penalizado, e a história dos cereais voltou à calha.
Apesar de a vida ser genericamente mais cara na Holanda (na verdade, quase tudo se paga por aqui) do que em Portugal, por vezes encontra-se diferenças absolutamente disparatadas de preço em alguns produtos e serviços, como é o exemplo destes cereais.
São diferenças chocantes, que não se compreendem, sobretudo porque importar cereais do Reino Unido para a Holanda a nível de custos transporte não há de ser tão diferente do que importar para Portugal. Depois é sabido que o poder de compra em Portugal é menor e os salários das pessoas a trabalhar no retalho também.
A mercearia do senhor Belmiro nem está muito mal, porque o Celeiro vende os mesmo cereais por quase 7 euros.
Será que um baixo poder de compra também significa, um baixo poder de negociação? Acho honestamente que não. Muitas vezes, queixamo-nos do custo de vida, mas não questionamos em profundidade o porquê de determinados preços, e consideramos que são um dado adquirido e definitivo.
No fundo, conhecimento é poder e é importante não assumir certas verdades como absolutas.
olá :)
achei o teu post mto interessante… na verdade tbm keria escrever sobre isso e outras coisas, mas obviamente, ainda n tive tempo.
De facto, é chocante. constato o mesmo ag ke vivo na suécia. já tinha vindo cá de férias e tinha esta ideia, mas nada como estar cá a viver e comprar coisas aqui no dia a dia. vejamos:
– combustíveis são o mesmo preço que em PT (mas aqui ganham mto mais),
– produtos nos supermercados, tirando frutas tropicais, comidas demasiado processadas ou produtos de luxo, são o mesmo preço, pouco mais, ou às vezes, ainda + baratos (mas aqui ganham mto mais),
– os cigarros, que aqui são considerados produtos de luxo, tal como chocolate e bebidas, custam a módica quantia de 4.5 € (em portugal, que se ganha muito menos, não custam praticamente o mesmo?)
– a electricidade é mais barata, bem como os prestadores de serviços de Internet,
– o meu selo do carro vai custar menos 20% do que em PT,
– vou descontar metade do que descontava em PT.
E não dizerm que a Suécia é dos países + caros do mundo? O caro é relativo!
Há no entanto, coisas bem mais caras que em PT, nomeadamente tudo o que envolve serviços, pois o fosso entre ordenados de empregados de limpeza e pessoal dos ministérios é muito mais pequeno, portanto serviços mais caros de: cabeleireiros, restaurantes, massagens, aulas de ski… O básico é suposto estar acessível para todos!
Concordo! É um pouco como aqui – tudo o que e serviços e carissimo, mas supermercado nem tanto comparativamente.
É verdade… já me tinha deparado com isto também, especialmente no IKEA em que aqui muitas coisas são bem mais baratas…
Ridículo né?!
Sim!! Claro que em calçado e roupa a história é outra! Vale sempre esperar para ir a Portugal…
Só consigo dizer uma coisa: Caramba!
Pois Vespinha! Caramba é muito educado :p a minha reação foi mais agressiva na altura