Mercado de Natal em Utrecht

Não é um mercado de Natal à Alemã, nem nada que se assemelhe. Em Utrecht, o Mercado de Natal foi apenas uma rua com banquinhas improvisadas de ambos os lados da Twijnstraat durante uma tarde de Domingo. Esta rua, é a mais antiga rua de comércio em Utrecht e organiza frequentemente eventos para chamar público ao comercial tradicional. E pela quantidade de pessoas que estavam na rua, posso dizer que foi mais uma iniciativa bem sucedida.

O ambiente é “gezellig“ – essa palavra misteriosa holandesa que não tem tradução para Português – que é como quem diz, acolhedor, simpático e confortável.

IMG_5859

O presépio “vivo“ fez a maravilha das crianças. Estava lá Maria e José, com um bezerro, cabrinhas, borregos, um camelo, e de forma ainda mais impressionante, um lama! Não sei como é que o lama veio directamente da América do Sul, parar à cena do presépio, mas as crianças não se importaram com esse pequeno pormenor histórico-geográfico.

IMG_5858

As bancas vendiam doces, comida e sugestões de presentes para o Natal.

IMG_5860

As oliebollen com passas, digamos que chamaram por mim, mas ajudou ter ido visitar o mercado de Natal logo a seguir ao almoço.

IMG_5865

Surpreendeu-me a mim e a muita gente ver peixe fumado à venda no mercado de Natal. Um género de arenque (acho eu) geometricamente disposto ao fumo, roubou as atenções de muita boa gente, que não conseguiu ficar indiferente e tentou brincar com perspectivas de ângulos diferentes.

(Dois minutos ali e foi suficiente para ficar a cheirar a sardinha assada, ou neste caso fumada, o resto da tarde!)

IMG_5862

Não é algo que se espere encontrar numa feira de Natal deste género, mas acho que deu o toque Holandês certo à celebração.

Em boa verdade, vê-se cada vez mais, mercados de Natal na Holanda, mas ainda soam a uma imitação mais pobrezinha, daquilo que se faz por outras paragens Europeias. Ao trazer mais elementos da cultura holandesa, e o peixe fumado é uma delas, acho que estes eventos locais ganham mais interesse e fazem a diferença face aos originais.

IMG_5864

Mas mercado de Natal, que é mercado de Natal, tem que ter vinho quente à moda Alemã. Aí não se entra em disputas culturais. Havia fila para a venda do tradicional gluhwein. O melhor para aquecer!

IMG_5861

Comes, bebes e alguma animação também. Do mais tradicional, ao mais moderno. Teatros de marionetas, bandas a tocar canções de Natal e até um grupo de samba!

IMG_5863

/home/wpcom/public_html/wp-content/blogs.dir/c96/45266399/files/2014/12/img_5866.jpg

Senão fosse o fresquinho que se fazia sentir e o teste de Holandês que tinha para fazer no dia seguinte, tinhamos ficado um pouco mais tempo. Mas há mais Natal em Portugal e mais mercados para o ano! :)

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

