Lembram-se deste post? O projecto “A Dutch Word a Day“ está na edição internacional de Verão da revista Flow a ilustrar um artigo que fala sobre os benefícios de ter uma mente de principiante. O artigo menciona que muitas das vezes a experiência traz-nos vícios e deixamos de ver as coisas à nossa volta com a frescura que nos permite inovar, reinventarmo-nos e aproveitar ao máximo os recursos que temos à nossa disposição. No fundo olhar o mundo com os olhos de uma criança.
Acho que nada resume tão bem os benefícios da mente de principiante, do que a onda de adrenalina e criatividade que surge nos primeiros dias a viver num novo país. Ao início é tudo diferente: a luz, os ruídos, os cheiros e os hábitos. Somos estimulados de todos os ângulos possíveis e toda a gente é invadida de ideias, nem que seja pela comparação entre a antiga realidade e a nova. Vive-se mais intensamente o momento presente.
(Uma das minhas primeiras fotos em Utrecht: uma mensagem no passeio que me encantou na altura)
Um exemplo simples: na Holanda dá-se três beijinhos quando se cumprimenta um amigo. Ao início é tão estranho, que se aprecia ainda mais aquele ritual de cumprimento. Será que vou ficar pendurado? Dois, três, ou nenhum beijinho?! Pensamos naquele gesto e estamos mesmo presentes naquele momento.
Esse sentimento de mente de principiante aconteceu comigo com muitas coisas e acho que era por isso que ao início escrevia 1 post por dia no blog e agora escrevo com menos frequência. Com o passar do tempo, corre-se o risco das experiências se tornarem banais, quando recentemente, as mesmas nos maravilharam e as queríamos absorver em todo o detalhe.
Muitos blogs de expatriados no mundo, aconselham que se comece a pôr por escrito as primeiras experiências logo quando se chega a um país, para combater o “efeito experiência“. Eu concordo!
O mais importante é equilíbrio: manter-nos frescos enquanto usamos a experiência acumulada a nosso favor.
Para quem tem interesse, o artigo está cheio de dicas interessantes sobre como mantermos este equilíbrio. E ajuda estar acompanhado pelas magníficas fotos da Inês :) Vale a pena relembrar o projecto dela:
Blog: http://adutchwordaday.tumblr.com/
Pinterest: http://pinterest.com/inesinterests/a-dutch-word-a-day-project
Facebook: https://www.facebook.com/adutchwordaday/info