O Parade é um festival de artes performativas maravilhoso: música, teatro, humor e dança, combinados em vários espectáculos que repetem várias vezes no mesmo dia, num cenário de sonho.
Em Utrecht, acontece perto da estação, num parque debaixo de árvores. Cada tenda de espectáculos tem o seu estilo próprio, que não consigo descrever facilmente – uma mistura de “country-cabaret-circo”!
O Parade tem comida e petisco daqueles bons, o que faz dele um festival gastronômico também. Os miúdos estavam loucos com uma banquinha de panquecas artísticas! A fotografia em baixo mostra duas obras de arte comestíveis :)
Alguns podem acusar o festival de ser elitista, sobretudo pelos preços, mas acolhe famílias inteiras com total à vontade, e não deixa ninguém de fora: velhos, novos, solteiros, casados, locais, estrangeiros and “all in between“. Mas na verdade, e infelizmente o Parade é caro: a partir das 18h paga-se 7 euros de entrada e todos os espectáculos são pagos à parte. Cada espectáculo custa cerca de 6 a 10 euros e duram cerca de 30 minutos.
Mas, por outro lado, o Parade tem sorrisos, ideias e espectáculos originais, inclusive alguns para quem não fala Holandês.
Durante o Verão roda 4 cidades holandesas: Den Haag, Rotterdam, Utrecht e Amsterdam. Este fim-de-semana foi último dia em Utrecht, mas quem quiser espreitar ainda vai a tempo de o visitar em Amsterdam.