O Palácio Real Holandês de Verão – Het Loo – conta a história da monarquia Holandesa e da dinastia Oranje. Confesso que não foi tanto pela história dos reis da Holanda que decidi ir visitar o palácio, mas mais pelos jardins. Ouvi dizer que os jardins valiam por si só a deslocação até Apeldoorn. Para chegar a Apeldoorn foram precisos quase 45 minutos de comboio e 15 de autocarro a partir de Utrecht.
Pode-se dizer que o Het Loo é Versailles da Holanda, mesmo não sendo um dos palácios reais mais conhecidos no país. Acho que a comparação com Versailles é merecida, apesar do Het Loo ser apenas a residência de Verão da monarquia ao longo de 300 anos.
Dentro do palácio é possível conhecer a história dos seus vários habitantes reais. Existem quartos dedicados a cada um dos monarcas que o habitaram, incluíndo a rainha Wilhelmina bisavó do actual Rei, que foi a última habitante do palácio.
O palácio foi aberto ao público apenas em 1984 depois uma extensa renovação. Os jardins do século XVII e o lago em que os reis iam a banhos (como gosto desta expressão!) são sem dúvida a grande atracção.
Pessoalmente adorei visitar a parte do lago. Demorámos 1 hora a percorrer todo o caminho sugerido pelo roteiro do Palácio, que nos levou pelos diferentes pontos de interesse desta “muy exclusiva” estância balnear. Em cada ponto, existem vistas lindíssimas sobre o lago e uma paz inimaginável.
Talvez por ser quase final de tarde para standards holandeses (16h00, e o palácio fecha às 17h00), o lago estava ali só para nós e para mais uma mãe e filha que se passeavam no lado oposto. Nós e patinhos, garças e carpas enormes.
Existem bancos ao longo do caminho para quem quiser ficar simplesmente a descansar e a ver a paisagem. Demorámos talvez demasiado tempo pelos jardins, porque depois tivemos que nos apressar a ver a exposição temporária dedicada a Grace Kelly.
Ficou a faltar também a visita aos estábulos e a outra exposição sobre flores, mas pelo menos ficou uma longa caminhada por um dos sítios mais relaxantes que descobri nos últimos tempos. Altamente recomendado para quem estiver a pensar passar por Apeldoorn.