Appelbollen do Graaf Floris – delícia de Utrecht

Sabemos que a Holanda não é o centro gastronómico do mundo, mas isso não significa que não haja especialidades Holandesas que não valha a pena experimentar. As appelbollen são conhecidas como a especialidade de Utrecht e especificamente do café Graaf Floris.

20140707-103019-37819357.jpg

O café fica situado mesmo no início do Oudegracht ainda muito perto da Câmara Municipal e vale certamente incluí-lo num dia de visita à cidade. Tem uma esplanada que está sempre cheia em dias de sol, mas grande parte do movimento acontece dentro da antiga casa de canal.

E como as mesas estão dispostas de forma a criar recantos, o ambiente lá dentro é acolhedor e convidativo, tanto para quem quer tomar apenas um café ou almoçar algo leve, ou para quem procura um momento de conversa entre amigos ou algum tempo sozinhos para ler o jornal de domingo.

Ilustração do Graaf Floris - Imagem Dining city

Ilustração do Graaf Floris – Imagem Dining city

Mas a especialidade são mesmo as appelbollen – um género de maçã assada com especiarias, coberta com uma massa, que depois de frita, fica doce e estaladiça. As appelbollen do Graaf Floris são servidas quentes e são grandes e saciantes, por isso se estão com vontade de partilhar, não se acanhem porque são mais do que suficiente para duas pessoas. Por outro lado, se estão com fome, não vão ficar empaturrados e enjoados se pedirem uma apenas para vocês. Mas eu talvez seja um pouco suspeita porque adoro doces com maçã!

20140707-103020-37820191.jpg

Na minha opinião são perfeitas para serem acompanhadas com um chá ou café num dia mais fresquinho ou com chuviscos lá fora. Ou seja, a maior parte dos dias na Holanda são bons dias para experiementar appelbollen!

Alguém já experimentou esta delícia holandesa? O que acharam?
Para os outros, fica a sugestão na vossa próxima visita à cidade.

3 comentários

  1. Não sabia :( mas deliciei-me com os mini stroopwafel da Hema!!

  2. Boa! Eu tambem descobri esta delicia ha pouco tempo. Mas a stroopwafel continua a minha escolha numero #1, claro!

  3. :) Encontrei à venda no Lidl, tem servido para matar saudades! :)

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

