Na biblioteca da Universidade de Utrecht está uma pequena exposição dedicada ao Irlandês James Joyce. Só tive coragem para pegar num dos livros dele “Retrato de um artista enquanto Jovem”, mas não levei a empreitada até ao fim. Ora diz a exposição, que é um sentimento pelo qual muita gente passa, especialmente quando se trata da obra maior de Joyce – Ulysses. Considerado um dos maiores expoentes da literatura moderna, não há muita gente com estamina para se aventurar desde a primeira até à última página.
A exposição foca esta característica da escrita de Joyce, mas também a sua vida ilustrada em objectos pessoais e em muitas primeiras edições dos seus livros. Há um objecto particularmente interessante: um livro de visita holandês com a assinatura de Joyce. O mais interessante, é que apesar de estar há muito anos longe da sua Dublin Natal, Joyce ainda assinou “James Joyce, Dublin”
A exposição é pequenina, e está montada pelos corredores da biblioteca Universitária, no entanto consegue mostrar o tamanho da importância literária de Joyce. Vai ficar até finais de Junho na biblioteca e a entrada é livre.