O maior e mais Luxuoso Castelo da Holanda

Hélene van Zuylen casou com Etienne van Zuylen van Nijevelt em 1887. Talvez se possa chamar um casamento de conveniência, apesar de Hélene ter sido ostracizada pela sua família pela sua escolha de marido. Afinal ela era da família Rothschild, uma das família judaicas mais poderosas e ricas de sempre, e ele um católico de uma família de linhagem nobre da zona de Rotterdam, mas empobrecida nos últimos anos. Hélene talvez quisesse ter liberdade para ser quem era, e Etienne talvez quisesse recuperar o estatuto perdido da sua família.

20140401-104223.jpg

Pouco após o casamento, Etienne herdou uma propriedade perto de Utrecht com as ruínas de um antigo castelo medieval. Com o acesso a fundos ilimitados da fortuna da sua mulher, surgiu a ideia de recuperar a antiga propriedade no coração da Holanda e torná-la num espaço luxuoso para receber a família e amigos em Setembro. A empreitada foi entregue ao arquitecto Holandês Pierre Cuypers, muito em voga na altura por ter desenhado o Rijksmuseum e a estação Central de Amsterdam. A restauração do Castelo de Haar começou em 1892 e durou 20 anos. Nada mais nada menos do que 200 quartos, 30 casas de banho, e equipado com as mais modernas maravilhas tecnológicas da altura, entre elas electricidade alimentada a um gerador e aquecimento central a vapor, fizeram do Castelo de Haar um monumento arquitectónico e industrial.

20140401-104236.jpg

Os 200 quartos funcionavam literalmente a todo vapor em Setembro quando a família e os ilustres convidados chegavam. Coco Chanel, Maria Callas, Yves Saint Laurent, Brigitte Bardot, Roger Moore e muitos outros foram hóspedes do Castelo de Haar.

Visitar o castelo é fazer uma viagem simultaneamente aos castelos encantados dos tempos medievais e ao luxo e loucura dos loucos anos 20. Hélene van Zuylen, que foi a primeira mulher a ter a carta de condução no mundo, participava em corridas de carros e vestia-se de homem nas festas que dava no Castelo de Haar. Foram-lhe atribuídos romances discretos com outras mulheres do círculo frequentador dos Setembros no Castelo de Haar.

Hélene van Zuylen no seu automóvel

Hélene van Zuylen no seu automóvel

Os jardins do Castelo também são maravilhosos, não tivesse Etienne mandado transplantar 700 árvores adultas para a propriedade e construir um labirinto, tal e qual aquele no Alice no País das Maravilhas. Hoje em dia, os herdeiros de Etienne e Hélene, ainda têm o direito de usufruir do Castelo em Setembro, mas desde 2000 que a propriedade do Castelo pertence à fundação de Haar.

20140401-104308.jpg

Visitar o Castelo foi uma experiência fascinante. Como é possível que a 40 minutos de bicicleta de Utrecht esteja uma propriedade assim tão magnífica e glamorosa? Chegar lá a principio não foi fácil. Fomos de bicicleta e perdemo-nos mesmo ajudados pelo google maps. Em vez de demorarmos 45 minutos a pedalar demorámos 2 horas! Mas chegámos mesmo a tempo de entrar na última visita guiada do dia.

Só se pode visitar o Castelo através de visita guiada, que são conduzidas em Holandês mas felizmente há audio-guias em Inglês para quem ainda não está muito confiante com a língua. Infelizmente no interior do Castelo não se pode tirar fotos, por isso, não tenho nenhuma prova da beleza e do luxo dos interiores para vos mostrar.

Voltar foi bastante mais fácil porque apanhámos uma via de bicicleta directa de Vleuten até Utrecht e a viagem durou apenas 40 minutos. Também é possível ir de transportes públicos e a estação mais perto é Vleuten. Se andarem um dia perto de Utrecht ou Amsterdam, não deixem de visitar o Castelo porque vale mesmo a pena. Podem encontrar todos os detalhes práticos aqui!

Anúncios

6 comentários

  1. Haarzuilens is a lovely fairy tale castle. I’ve visited it often when I was a young girl. When I was young the park seemed endless. It never stopped! It had that beautiful pond, many endless lanes and so much place to run. The castle was full with knights and ladies, at least, that is what I thought.
    It is still a very pretty place, however, the park feels less big and the knights and fair ladies have moved out. They have retrieved to a place called Child Enchantment.

    1. Hi Paula! When we are young everything looks bigger and more beautiful. I believe our eyes as children are more generous and give everyplace some enchantment :)

  2. Acreditas que moro mesmo perto do castelo e ainda não lá fui?
    Imperdoável! Mas quando temos as coisas assim mesmo ao lado dá nisto – dizemos que dá sempre tempo e damos prioridade a outros lugares.
    Tal como quando vivia em Amsterdão, mesmo junto à casa da Anne Frank e dizia que tinha todo o tempo do mundo para lá ir – acabei por me mudar para De Meern sem lá por os pés :/
    Mas quero ver se o De Haar não passa deste ano :)

    1. Oi Angela! Olha acho que vale mesmo a pena :) E um sitio lindo. beijinho

  3. Fui agora em janeiro e por sorte na nossa visita, tinham 2 holandesas, a guia perguntou se poderia fazer o tour em inglês e elas falaram que não haveria problema. Castelo muito maneiro, fui de carro na volta da belgica para holanda. Vale a pena visitar tanto pela história do lugar quanto pelo jardim que são incríveis, fui no inverno e achei lindo, imagina na primavera??

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: