Na Rua da Concordia em Utrecht, existe um edifício que antigamente era destinado às reparações dos comboios da NS. Hoje, tomando literalmente o sentido da palavra Concordia, o edíficio devoluto foi transformado num espaço de partilha e cooperação, onde estão oficinas e estúdios para a comunidade de artistas da cidade.
Todas as profissões criativas podem ali exercitar a sua arte: pintores, escultores, construtores de vitrais, carpinteiros, costureiros, joalheiros e todas as outras actividades que se possa pensar, têm em Concordiastraat um espaço para trabalhar e colaborar.
A ideia é que seja um local inspirador e agregador para trabalhar e para aprender.
No fim-de-semana passado, à boa maneira Holandesa, os diferentes estúdios de Concordiastraat estiveram abertos ao público pela 9.a vez, com o objectivo de dar a conhecer este espaço de trabalho aos habitantes de Utrecht.
O conceito de “Open Dag” ou Dia Aberto é muito usual aqui na Holanda. Quase todas as escolas, estúdios ou empresas aplicam o conceito de uma forma ou outra. A ideia é convidar todas as pessoas que queiram conhecer os espaços, a organização ou fazer perguntas a aparecer! Sim, porque estes dias abertos não são para os tímidos: vejo sempre tanta gente a perguntar, perguntar, perguntar, como grandes máquinas de curiosidade, que jamais se deixam intimidar pela ideia da sua pergunta poder ser ignorante ou desapropriada. Pessoalmente adoro esta atitude e aprendo sempre qualquer coisa com as perguntas (dos outros!).
Mas bom, porque ultimamente ando com vontade de aprender mais sobre trabalhos manuais, decidi passar pelo dia Aberto da Concordiastraat. O meu problema é ter tempo para descobrir o que poderia gostar verdadeiramente de fazer! Nunca fui muito dotada para trabalhos manuais, mas sinto falta de criar coisas com as minhas mãos, de as fazer crescer, e de lhes dar uma utilidade. Pensei que ir visitar o dia aberto da Concordia podia ser uma boa experiência para me inspirar e para ver o que os artistas de Utrecht andam a fazer.
Honestamente, foi uma experiência interessante ver a comunidade de empresas que ali estão sediadas e ver a variedade de actividades que têm para oferecer. As empresas que ali estão para além de oferecerem os seus serviços, cada uma na sua área criativa, organizam também workshops para quem quer experimentar coisas novas – aprender a pintar, a fazer malha, trabalhar vidro e fazer vitrais, ou o que se puderem lembrar!
Na verdade não me decidi por uma área, mas vou sem dúvida investigar algumas ideias! Quem está pela zona de Utrecht e como eu quer experimentar algo novo, ou comprar algo especial, ou mesmo começar uma actividade artística, podem ver a informação sobre as empresas sediadas em Concordia aqui!
Como a nossa Lx Factory :)
Exacto! Mas neste caso, acho que a Lx factory tem mais encanto :D